Presidente da Assembleia retorna convicto que VLT é o mais eficiente transporte

04/05/2011 12:16

Surpreso com a agilidade do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), garante estar convicto de que é o sistema mais eficiente para atender a demanda do trânsito de Cuiabá e Várzea Grande, inclusive, após a Copa do Mundo de 2014. Defensor de um sistema ágil e moderno, Riva percorreu trechos de Portugal de VLT e se reuniu com empresários do setor, no último fim de semana, junto com o governador Silval Barbosa, o presidente da Agecopa, Éder Moraes, e os deputados Guilherme Maluf e Sérgio Ricardo.
Riva retorna hoje (03) a Cuiabá para participar de mais uma reunião do Colégio de Líderes, às 15 horas, e da sessão ordinária, quando fará um pronunciamento sobre a viagem a Europa. Em seu twitter, @joseriva chamou atenção de que, diferente do que se propagou anteriormente, ficou comprovado que o VLT tem custo abaixo do anunciado, é ágil e capaz de destravar o caótico trânsito da Capital.
“Considerando o custo e o tempo de implantação, a eficiência, o preço da passagem, o menor número de desapropriações e a agilidade no funcionamento, não tenho dúvida que o VLT é o mais viável”, afirma.
No metrô do Porto, a comitiva mato-grossense conheceu um sistema com muitas intervenções subterrâneas. “Foi interessante ouvir o quanto o VLT diminuiu o número de veículo trafegando pela cidade”, explicou Riva, acrescentando que também foram construídos diversos estacionamentos com preços acessíveis para usuários do VLT.
Outra vantagem do VLT em relação ao Bus Rapid Trasint (BRT) é que permite acoplagem de acordo com o aumento populacional. “Vai sendo adequado com aumento de carros sem outras despesas. Com o BRT não dá para fazer o mesmo”.
Contudo, Riva pontua que o BRT pode ser muito útil se instalado, por exemplo, na Avenida Miguel Sutil para transportar os passageiros até a estação do VLT, que deverá ser o sistema troncal, passando pelo Centro de Cuiabá.
O presidente explanou que Cuiabá ainda tem tempo para implantar o sistema sobre trilhos. Cita que em Portugal, o VLT foi construído para adequar a cidade para a Eurocopa de 2004, inaugurado apenas 20 dias antes do evento. “Temos como e podemos fazer o mesmo”.

Fonte: AL/MT