Oa riscos de excesso de computador e tv para os olhos das crianças

08/05/2011 12:10

Mais um problema relacionado ao sedentarismo na infância revelado por uma pesquisa feita com 1.492 crianças de 6 anos de idade, recém-publicada pela Universidade de Sydney, na Austrália. De acordo com as descobertas, crianças que passam muito tempo na frente da TV ou do computador (videogame também) acabam desenvolvendo artérias oculares mais estreitas que aquelas que passam menos.

Por causa do estreitamento dos vasos, e comparando este resultado a adultos que já apresentam o mesmo problema, os dados sugerem que elas podem apresentar riscos cardiovasculares futuros. “Mudanças nas artérias oculares dão uma ideia do que está acontecendo no resto do corpo, particularmente no coração”, explicou o condutor da pesquisa, Dr. Bamini Gopinath.

O oftalmologista Matta Machado, que tem 30 anos de profissão, ao analisar o estudo, ainda alerta para outros problemas causados por veias mais finas. “Pode-se supor que estas crianças enfrentarão no futuro um risco maior de doenças vasculares oftalmológicas, como trombose da artéria central e da veia central, ambas da retina”, diz. “São enfermidades devastadoras quase sempre relacionadas a estreitamentos vasculares localizados.”

 fonte: Crescer

Tags: