Dengue afasta Ziraldo do lançamento da campanha pelos direitos da criança e adolescente

10/05/2011 09:10

Defensores Públicos confirmaram o lançamento da campanha como forma de homenagear o escritor e torcem pela sua recuperação

Os Defensores Públicos de todo o país estão se mobilizando para dar início às comemorações do dia 19 de maio – Dia Nacional da Defensoria Pública. O lançamento da Campanha Nacional Crianças – e Adolescentes – Primeiro! Defensores Públicos pelos direitos da criança e do adolescente, será realizado na cidade de Fotaleza/CE, mesmo com a ausência do escritor – que contraiu dengue e está de repouso absoluto na cidade do Rio de Janeiro.

“Manter o compromisso firmado com as crianças do Ceará e de todo o país é uma forma de homenageá-lo. Estamos torcendo pela sua rápida recuperação e temos a certeza de que o trabalho desenvolvido por ele nesta campanha chegará na casa de cada família carente”, enfatizou o Presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos, André Castro.

A ANADEP emitiu nota lamentando a enfermidade de Ziraldo e garantiu que as crianças de Fortaleza participarão de um evento especial com o escritor tão logo ele se recupere.

Com a enfermidade de Ziraldo, a solenidade de lançamento da campanha e da cartilha, que seria realizada no Theatro José de Alencar, foi transferida para o Centro de Atenção Integrada à Criança e Adolescente (Caic) Maria Felício Lopes – Rua 20 de julho, 480, Cais do Porto, Fortoleza, Ceará -, e contará com a presença de crianças e professores da rede estadual de ensino.

Ao longo da campanha, cerca de 50 mil cartilhas serão distribuídas durante as atividades que serão desenvolvidas pelas associações estaduais de Defensores Públicos e Defensorias Públicas em escolas públicas, centros comunitários, centros de referência e assistência social e demais espaços públicos de apoio à crianças e adolescentes.

A Campanha Crianças – e Adolescentes – Primeiro! Defensores Públicos pelos direitos da criança e do adolescente é uma parceria da ANADEP com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, com o apoio da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça e do Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais.

Dados sobre criança e adolescente no Brasil

Crianças chefiam 132 mil casas

O Censo 2010 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou um cenário preocupante: existem 132.033 domicílios no Brasil chefiados por crianças entre 10 e 14 anos. De acordo com o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, “esta é uma evidência da existência do trabalho infantil e que, em muitas famílias, é a principal fonte de renda.”

Segundo a pesquisa, o Sudeste é a região com a maior concentração no número de responsáveis nesta faixa etária, com 62.320 casos.

Violência doméstica é principal motivo que leva crianças e adolescentes às ruas

De acordo com o censo da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), cerca de 70% das crianças e adolescentes que dormem na rua foram violentados dentro de casa. Além disso, 30,4% são usuários de drogas ou álcool.

Os dados divulgados pela SDH apontam que 32,2% das crianças e adolescentes tiveram brigas verbais com pais e irmãos, 30,6% foram vítimas de violência física e 8,8% sofreram violência e abuso sexual. A busca da liberdade, a perda da moradia pela família, a busca de trabalho para o próprio sustento ou da família, os conflitos com a vizinhança e brigas de grupos rivais também levam os jovens à situação de rua.

Brasil precisa de 12 mil novas creches

Se todas as crianças com até 3 anos de idade estivessem matriculadas em creches, seriam necessárias 12 mil novas unidades no país. Os números foram apresentados em um relatório da Fundação Abrinq – Save the Children. O documento mostra também que 1,8 milhões de crianças entre 7 e 14 anos ainda precisam aprender a ler e a escrever, e que 51% dos adolescentes de 15 a 17 estão fora do ensino médio.

Adolescência é grupo de risco

Relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revelou a realidade dos jovens no Brasil. De acordo com o documento, 38% dos adolescentes vivem em situação de pobreza, sendo o grupo etário mais vulnerável ao desemprego e às inúmeras manifestações da violência.

Em 1998, foram registrados mais de 27 mil nascimentos de mães com idade entre 10 a 14 anos. Em 2008, este número subiu para 28 mil. A maioria das meninas foi vítima de abuso sexual ou de exploração sexual comercial, o que as leva a abandonar a escola e a se afastar do convívio familiar.

Pesquisas revelam dados assustadores sobre bullying

Todos os dias, alunos no mundo todo sofrem com um tipo de violência que vem mascarada na forma de “brincadeira”. Estudos recentes revelam que esse comportamento, que até há bem pouco tempo era considerado inofensivo e que recebe o nome de bullying, pode acarretar sérias conseqüências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde queda na auto-estima até, em casos mais extremos, o suicídio e outras tragédias.

Serviço:

12 de Maio – 14h

Lançamento da Campanha Nacional Crianças – e Adolescentes – Primeiro!

Defensores Públicos pelos direitos da criança e do adolescente

Local: Centro de Atenção Integrada à Criança e Adolescente (Caic) Maria Felício Lopes

Endereço: Rua 20 de julho, 480, Cais do Porto, Fortaleza – Ceará

19 de Maio

Mutirões de Orientação Jurídica

Em locais públicos, Defensores Públicos de vários estados vão realizar atendimento e orientação jurídica para a população que não tem condições financeiras de pagar um advogado e as custas judiciais.

Mais Informações:

Luzia Cristina Giffoni

Assessoria de Comunicação Social

Associação Nacional dos Defensores Públicos

(61) 9333-1036

E-mail: [email protected]

Fonte:Yahoo