Sérgio Ricardo vistoria MT 040 e propõe Gestão de Qualidade nas rodovias

11/05/2011 11:05

O presidente da Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte da Assembleia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), vistoriou na manhã desta terça-feira (10), trecho da MT- 040 nas proximidades da Barra do Aricá, em Santo Antonio do Leverger, para analisar a qualidade do asfalto e na oportunidade informou que irá apresentar um projeto de Gestão de Qualidade para o Estado. De acordo com Sergio Ricardo, o valor cobrado para execução da obra foi pago, porém a rodovia apresenta irregularidades como rachaduras e buracos.

Sérgio Ricardo informou que irá propor um Plano de gestão de qualidade (PGQ) semelhante ao plano adotado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT). Segundo ele, a proposta visa definir a sistemática empregada na execução de obras, bem como requisitos concernentes a materiais, equipamentos, execução, inclusive plano de amostragem e ensaios, manejo ambiental, controle de qualidade, condições de conformidade e não conformidade e os critérios de medição de serviços.

“Com essa gestão em prática as empreiteiras terão que obedecer as exigências e, conseqüentemente, vão melhorar a qualidade das obras oferecendo mais segurança e qualidade no tráfego pelas estradas”, destacou o deputado ao defender que as obras só deverão ser pagas exatamente se atender as exigências do Plano de Qualidade.

O parlamentar afirmou também que todas as obras do Estado serão vistoriadas pela Comissão de Infraestrutura Urbana e Transporte, tanto aquelas que apresentam problemas, quanto às que estão em andamento e as que irão começar.

“A obra na MT 040 ainda não foi entregue, mas já apresenta várias irregularidades na execução. Constatamos aqui que não existe uma uniformidade e nem preocupação com a qualidade dos serviços executados”, apontou Sérgio Ricardo.

Durante a vistoria o engenheiro da empreiteira Dínamo, responsável por parte da pavimentação de um dos trechos da MT 040, Carlos Alexandre disse que o trecho que está mais danificado foi feito pela empreiteira Guizard Jr. Já os defeitos constatados no trecho próximo a ponte Barra do Aricá, executada pela Dínamo, só apresentou problemas devido o período de chuvas. Carlos anunciou ainda que reparos serão realizados brevemente no trecho que a Dínamo é responsável.

Fonte:AL/MT