Daltinho reassume cadeira na AL com pedido de licença de Baiano

12/05/2011 08:42

Após perder na Justiça o direito de legislar na vaga de Teté Bezerra, deputada que se licenciou para assumir a secretaria estadual de Desenvolvimento do Turismo, o empresário do Vale do Araguaia Adalto de Freitas, o Daltinho (PMDB), conseguiu articular a permanência na Casa. Ele convenceu o colega de partido Baiano Filho a ingressar na quarta (11) com requerimento que prevê licença por 121 dias.

     Com o afastamento de Baiano, ex-secretário estadual de Esporte e Lazer, Daltinho volta à Assembleia na sessão matutina desta quinta (12), dois dias depois de chegar a discursar em tom de despedida no plenário da Casa.

     Eleito na legislatura passada, Daltinho não conseguiu assegurar a reeleição em 2010. Em 1º de março deste ano, ele assumiu a vaga de Teté mediante uma liminar concedida pelo juiz de segundo grau Gilberto Giradelli. Na última sexta (6), porém, o magistrado revogou a própria decisão com base na decisão de mérito do STF de que a cadeira, em caso de afastamento do titular, deve ser ocupada por um representante da coligação e não do partido.

     A posse de Daltinho já havia obrigado o deputado Mauro Savi (PR) a ingressar com pedido de licença por 121 dias, com vencimento em junho, em benefício do colega de partido Emanuel Pinheiro. Com a decisão judicial desfavorável ao peemedebista, o terceiro suplente da coligação PT-PMDB-PR, Alexandre César, foi empossado na sessão vespertina desta quarta na vaga de Savi. Agora, com o pedido de afastamento de Baiano, Daltinho tem a oportunidade de legislar até meados de agosto.

fonte: Rd News

Tags:
Política