Como previnir o Glaucoma

13/05/2011 09:02

Uma doença silenciosa que pode causar danos irreversíveis. O glaucoma danifica o nervo ótico e diminui gradativamente a visão até chegar à cegueira. No próximo sábado (14), será feita a 8ª Semana de Prevenção ao Glaucoma no Hospital Universitário Júlio Müller para diagnosticar a doença.
 
Pessoas com mais de 35 anos, negros e diabéticos estão entre os grupos de risco. Como ainda não há nenhum método de prevenção, o melhor tratamento é a detecção precoce.
 
Na campanha serão medidos a pressão ocular e o nervo ótico, além de conscientizar a população dos riscos da doença. Auxiliando os oftamologistas, os médicos que ainda não se formaram estarão tirando dúvidas sobre o glaucoma, juntamente com enfermeiros e auxiliares.
 
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o glaucoma é a terceira maior causa de cegueira irreversível no mundo. A pessoa com glaucoma o nervo ótico vai se desgastando até a perda total da visão. Fazer exames oftamológicos em óticas também apontados como fator de risco.
fonte: GD

Tags: