China deve elevar importação de soja a 4,5 milhões de toneladas em maio

15/05/2011 10:50

As importações da China de soja devem aumentar 16% em maio, para 4,5 milhões de toneladas, na comparação com abril, de acordo com estimativa do Centro Nacional de Informações sobre Grãos e Óleos. O volume é 3% maior do que o importado no mesmo período do ano passado.

A expectativa é que os preços domésticos da oleaginosa caiam ainda por conta dessas compras já que os estoques nos portos do país estão cheios. A estatal informou que, nos primeiros dez dias de maio, os estoques recuaram 800 mil toneladas, para 6,2 milhões de toneladas. Até o final de maio, esse volume pode alcançar 6,5 milhões de toneladas. No mesmo período de 2010, cinco milhões de toneladas soja estavam armazenados nos portos chineses.

Traders e analistas disseram que a elevação das importações deve estar mais relacionada a questões financeiras do que à demanda de fato. Algumas tradings têm usado as importações de soja para obter empréstimos dos bancos em meio ao aperto no crédito que o governo chinês tem promovido. As informações são da Dow Jones. conduzido pela Secretaria de Direitos Humanos.”

Fonte:Portal do Agronegócio

Tags: