Encontro da Rede dos Pontos de Cultura será na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça

16/05/2011 16:08

Com o intuito de oportunizar a troca de experiência entre os Pontos de Cultura existentes em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Cultura realizará o I Encontro da Rede dos Pontos de Cultura de 2011. O evento acontecerá nos dias 19 e 20 de maio, na estrutura da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, prédio conhecido como Palácio da Instrução.

Como parte da programação, vários assuntos serão debatidos, entre os quais estão Espaços Criativos, Preservação de Patrimônio, Curso Livre Itinerante de Teatro, Cultura Digital e Bibliotecas nos Pontos de Cultura. Segundo a coordenadora da Rede dos Pontos de Cultura de Mato Grosso, Cinthia Mattos, esse momento é enriquecedor. “Esse encontro é favorável para um conhecer a produção do outro, saber das dificuldades e acertos de cada um para auxiliar com a troca de experiência entre eles (os pontos)”, afirma.

No dia 20, a programação do encontro conta com espaço para os representantes dos Pontos de Cultura do Estado discutir a elaboração, o planejamento e a produção da Teia Centro-Oeste, encontro dos Pontos de Cultura dos Estados que fazem parte dessa região. Para tratar desse assunto, teremos a participação de um membro da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC), Walter Cetro, do grupo Mamulengo Sem fronteiras, de Brasília. O Teia Centro-Oeste de 2011 acontecerá em Cuiabá, no mês de julho.

HISTÓRICO DOS PONTOS DE CULTURA

Os pontos de cultura são a principal ação do Programa Mais Cultura, proposto pelo Ministério da Cultura em parceria com os governos estaduais e municipais. Surgiram no ano de 2003, com o intuito de preservar memórias e histórias, além de estimular ações voltadas para a cultura de raiz e para o fortalecimento das manifestações populares dentro dos seus territórios de origem.

Mato Grosso, Estado que abriga o Centro Geodésico da América do Sul, demonstra sua diversidade cultural e ambiental (Pantanal, Cerrado e Amazônia) através de seus 39 Pontos de Cultura. A Rede dos Pontos de Cultura do Estado surgiu a partir de 2009, quando o Ministério da Cultura firmou e passou a executar um convênio com a Secretaria de Estado de Cultura.

A Rede dos Pontos de Cultura de Mato Grosso existe como mola propulsora para que os pontos estejam em contato para compartilhar conceitos, estimular a troca de experiências e tecer objetivos comuns com o intuito de ampliar o alcance do Programa.

Confira a programação anexada na galeria.

Com o intuito de oportunizar a troca de experiência entre os Pontos de Cultura existentes em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Cultura realizará o I Encontro da Rede dos Pontos de Cultura de 2011. O evento acontecerá nos dias 19 e 20 de maio, na estrutura da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, prédio conhecido como Palácio da Instrução. Como parte da programação, vários assuntos serão debatidos, entre os quais estão Espaços Criativos, Preservação de Patrimônio, Curso Livre Itinerante de Teatro, Cultura Digital e Bibliotecas nos Pontos de Cultura. Segundo a coordenadora da Rede dos Pontos de Cultura de Mato Grosso, Cinthia Mattos, esse momento é enriquecedor. “Esse encontro é favorável para um conhecer a produção do outro, saber das dificuldades e acertos de cada um para auxiliar com a troca de experiência entre eles (os pontos)”, afirma. No dia 20, a programação do encontro conta com espaço para os representantes dos Pontos de Cultura do Estado discutir a elaboração, o planejamento e a produção da Teia Centro-Oeste, encontro dos Pontos de Cultura dos Estados que fazem parte dessa região. Para tratar desse assunto, teremos a participação de um membro da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC), Walter Cetro, do grupo Mamulengo Sem fronteiras, de Brasília. O Teia Centro-Oeste de 2011 acontecerá em Cuiabá, no mês de julho. Os pontos de cultura são a principal ação do Programa Mais Cultura, proposto pelo Ministério da Cultura em parceria com os governos estaduais e municipais. Surgiram no ano de 2003, com o intuito de preservar memórias e histórias, além de estimular ações voltadas para a cultura de raiz e para o fortalecimento das manifestações populares dentro dos seus territórios de origem. Mato Grosso, Estado que abriga o Centro Geodésico da América do Sul, demonstra sua diversidade cultural e ambiental (Pantanal, Cerrado e Amazônia) através de seus 39 Pontos de Cultura. A Rede dos Pontos de Cultura do Estado surgiu a partir de 2009, quando o Ministério da Cultura firmou e passou a executar um convênio com a Secretaria de Estado de Cultura. A Rede dos Pontos de Cultura de Mato Grosso existe como mola propulsora para que os pontos estejam em contato para compartilhar conceitos, estimular a troca de experiências e tecer objetivos comuns com o intuito de ampliar o alcance do Programa. Confira a programação anexada na galeria.

fonte: Secom/mt

Tags:
Cultura