Polícia Militar realiza exposição e palestras em alusão ao ‘Dia Internacional do Museu’

16/05/2011 12:55

A Polícia Militar realiza entre os dias 18 e 20 deste mês uma programação cultural em homenagem ao ‘Dia Internacional do Museu’, comemorado na próxima quarta-feira (18-05). As atividades comemorativas serão feitas na sede do 1º Batalhão de Polícia Militar, situada na avenida XV de Novembro, em Cuiabá, onde está instalado o museu militar ‘Coronel PM Ubaldo Monteiro da Silva’.

A expectativa é de que ao longo dos três dias de atividades, o museu receba aproximadamente mil visitantes entre alunos da rede pública de ensino e de projetos sociais desenvolvidos pela Polícia Militar, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e o Rede Cidadã.

De acordo com a diretora do museu, a capitã Marilce Nunes da Silva Jacques, o evento faz parte do cronograma nacional da 9ª Semana de Museus, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Este ano o tema da semana é Museu e suas Memórias. Seguindo essa temática, o museu militar realizará a palestra ‘A Polícia Militar no meandro da história de Mato Grosso’. O evento será feito no auditório do salão paroquial da igreja São Gonçalo, situado em frente ao 1º BPM.

A palestra será ministrada pelo 2º sargento Helison Guedes Castro, com apoio da 3º sargento Claudia Delgado. Segundo o sargento Guedes, a ideia é contar em aproximadamente uma hora a trajetória da Polícia Militar em Mato Grosso. Conforme o sargento, que também é historiador, formado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ao longo das décadas, a Polícia Militar acompanhou as mudanças ocorridas no Estado e, consequentemente, foi mudando de nomenclatura. “Essas mudanças ocorriam em razão dos eventos sociais que aconteciam em determinadas épocas e pelos governantes que sentiam a necessidade de marcar seu período de governo”, diz o historiador.

O primeiro registro da Polícia Militar como instituição de segurança ocorreu em 1844, com a nomenclatura de ‘Corpo Municipal Permanente’. Desde então, a corporação recebeu várias outras denominações, entre elas ‘Voluntários da Pátria’, em 1865, cuja ação foi marcante durante a Guerra do Paraguai. Após diversas mudanças, a instituição recebeu, em 1947, a denominação de Polícia Militar, a qual é identificada até os dias de hoje.

Além da palestra, fazem parte da programação visitação ao museu militar, exposição da galeria de fotos dos ex-comandantes da Polícia Militar e oficinas de lazer. No museu os visitantes terão a oportunidade de observar o tipo de armamentos e indumentária que eram utilizados pelos militares ao longo dos anos. Na exposição poderão ver os comandantes que passaram pela instituição e durante as oficinas os visitantes terão a oportunidade de participar de brincadeiras, atividades lúdicas e culturais desenvolvidas pelos policiais militares. As atividades serão realizadas nos períodos matutino e vespertino, entre 8h30 e 17 horas.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira (18.05)

08:30 – solenidade de abertura, na sede do 1º BPM

9h30 – palestra ‘A Polícia Militar no meandro da história de Mato Grosso’, no salão paroquial da igreja São Gonçalo, na XV de Novembro

10h30 – café da manhã, no 1º BPM

11h00 – visitação ao museu, no 1º BPM

14h00 às 17h00 – visitação ao museu, no 1º BPM

Quinta-feira (19.05)

8h30 às 11h30 – visitação ao museu, no 1º BPM

14h00 às 17h00 – visitação ao museu, no 1º BPM

Fonte:Secom/MT

Tags: