Commodities pressionam e bolsas da Ásia fecham estáveis

A maioria das bolsas de valores asiáticas fecharam quase estáveis nesta terça-feira, com sinais de uma desaceleração na retomada econômica dos Estados Unidos somados à queda do petróleo e à alta do dólar. Em Tóquio, o índice Nikkei encerrou com leve alta de 0,09 por cento e o índice mais amplo Topix recuou 0,08 por …

17/05/2011 09:51



A maioria das bolsas de valores asiáticas fecharam quase estáveis nesta terça-feira, com sinais de uma desaceleração na retomada econômica dos Estados Unidos somados à queda do petróleo e à alta do dólar.

Em Tóquio, o índice Nikkei encerrou com leve alta de 0,09 por cento e o índice mais amplo Topix recuou 0,08 por cento.

O mercado do Japão perdeu mais de 3 por cento nos últimos três pregões, seguindo a queda dos ativos mais arriscado, com investidores avaliando o esperado fim do programa de estímulos do Federal Reserve, em junho.

“Todos os olhos estão nas commodities”, disse Takashi Ohba, estrategista da Okasan Securities. “Normalmente, a queda das commodities seria considerada positiva para a economia, mas nesses dias o mercado se tornou um barômetro de exposição a risco – as commodities estão em baixa, então todos estão em um humor de aversão a risco.”

O índice de Seul caiu 0,08 por cento, superando a pressão de venda de investidores estrangeiros e os declínios em ações de tecnológicas como a Samsung Electronics.

O setor de tecnologia tinha a maior perda do índice da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, que operava perto da estabilidade. As ações da Samsung caíram mais de 1 por cento.

Alguns mercados da Ásia, como o de Cingapura, estavam fechados por feriado.

Em Hong Kong, o mercado perdeu 0,26 por cento e a bolsa de Taiwan retrocedeu 0,31 por cento. Os índices de Xangai e Sydney fecharam em alta de 0,13 e 0,73 por cento, respectivamente.

Fonte:OGlobo





Tags:
Economia