Osteoporose: Homens costumam apresentar forma mais grave

19/05/2011 10:20

Osteoporose não é doença só de mulheres. Homens também podem sofrer a perda de massa óssea, alerta a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Eles representam 25% dos pacientes com o mal. Destes, dois terços podem morrer em consequência de fraturas causadas pelo problema. Entre as mulheres, um terço corre este risco.

“Os homens não têm o hábito de ir ao médico e só descobrem a doença quando sofrem fratura, ou seja, quando a osteoporose já está instalada”, alerta Márcio Passini, presidente do comitê de doenças osteometabólicas da Sociedade. Outro dado que preocupa os ortopedistas em relação aos homens é a ocorrência de morte após fratura de fêmur ser mais frequente no primeiro ano após o acidente.
 
“Com exceção do avanço da idade, a maioria dos fatores de risco são reversíveis ou, o que é melhor, evitáveis”, diz Passini. A perda de massa óssea aumenta com o passar dos anos. “Aos 50, perde-se 0,5% de massa. Aos 65, são 2%. Se o paciente chega aos 85 sem se cuidar, a chance de ter osteoporose é altíssima e por isso deveria ser obrigatório realizar densitometria óssea para quem chega a essa faixa etária sem nunca ter feito”, opina o médico.

Fatores de risco
 
Outros fatores de risco são: sedentarismo, já que o exercício físico ajuda a manter a massa muscular e dificultar quedas e fraturas; alimentação deficiente em cálcio, que faz com a substância saia dos ossos para suprir o que o sangue ‘pede’; tabagismo e excesso de café, que prejudicam o metabolismo do cálcio; falta de vitamina D, que faz o cálcio sair do intestino e ir para o sangue; baixo peso, pois os ossos costumam ser mais fracos; e a genética, já que pessoas com ocorrências de casos na família têm mais chances de ter a doença.

A recomendação é ter hábitos saudáveis. “É uma doença sem sintomas, sem dor. Fazer atividade física, tomar cálcio e vitamina D permitem que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida”, conclui.
 
Prevenção contra novas fraturas

O Hospital de Ipanema lançou ontem um programa de prevenção a novas fraturas destinado a pacientes com osteoporose. “Eles terão consultas, medicamentos, fisioterapia e exames gratuitamente”, afirma o diretor da unidade, Geraldo Di Biase. Os pacientes devem ser encaminhados por outras unidades e precisam ir no ambulatório de Ortopedia, às quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h, para inscrição.

fonte: O Dia

Tags: