Cursos via Internet ganham popularidade no meio rural

21/05/2011 10:47

Nos primeiros três meses de 2011, o número de matrículas para os cursos gratuitos promovidos à distância pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) cresceu 73% em relação ao trimestre anterior, superando a marca dos 8.500 alunos inscritos. A procura é bem distribuída por todo o País, com maior destaque para os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Mas outro dado chamou a atenção durante o levantamento dos resultados preliminares – mais de 30% dos alunos que se utilizam dos cursos oferecidos pela EaD SENAR não possui computador ou acesso à Internet em casa. “Os produtores rurais perceberam que podem utilizar o computador do sindicato rural mais próximo de sua propriedade, das escolas ou das lan houses, como forma de aproveitar os benefícios oferecidos”, destaca Solon Coutinho de Lucena Neto, gestor do Portal de Educação à Distância – EaD SENAR.

Os cursos oferecidos no Portal EaD SENAR permitem que a comunicação entre aluno, tutor e monitor ocorram com facilidade através de ferramentas como o tira-dúvidas, chat, fórum e e-mail, que auxiliam em relação à solução de dúvidas, e também possibilitam a realização de debates sobre o desenvolvimento rural brasileiro por meio da abordagem de temas como educação no campo, código florestal, reforma agrária, entre outros.

Entre os assuntos abordados na programação dos cursos há desde conceitos para promover a Saúde Rural, até os direitos e deveres dos trabalhadores e as políticas públicas da agricultura brasileira. A grade também oferece noções de informática para despertar nas pessoas do meio rural a autonomia necessária na busca por informações que precisam e assim obter melhores resultados na gestão de seus negócios.

Todos os programas e detalhes sobre cada um dos cursos está disponível no Portal EaD SENAR: www.canaldoprodutor.com.br/eadsenar. Além de oferecer informações sobre a programação, o site permite ainda que o usuário faça imediatamente seu cadastro para acesso e também matrícula nos cursos de interesse.

Fonte:Portal do Agronegócio