Cuidados na colheita garantem qualidade do café

27/05/2011 17:35

No final de maio, muitos produtores da região sul de São Paulo já estão iniciando a colheita do café, pois já existe uma grande porcentagem de grãos cereja e pouco café verde. Mas há algumas regras de manejo para as quais esses produtores devem prestar a devida atenção. Segundo Alcides Segatelli, gerente de departamento de café da Cooperativa Casul, a colheita manual é muito utilizada nessa região. Ele diz que, apesar de existirem máquinas para colher café, a região é composta por pequenos produtores. Por outro lado, ele conta que os pequenos produtores têm investido em planos de colheita.
 
Eles costumam também colher e lavar o café para ganhar tempo na secagem e, consequentemente, isso evita problemas de fermentação no grão. O produtor, hoje, tem um lado empresarial e costuma acompanhar as notícias da imprensa — afirma o gerente.
 
Para ele, os cuidados na hora da colheita são muito importantes. Ele explica que, se o produtor colher o café muito verde ou muito cedo, terá problemas de qualidade de bebida. Já se colher muito tarde, pode correr risco de enfrentar chuvas. Com isso, o grão pode cair no chão e perder a qualidade.
 
Nessa época do ano, o produtor deve acompanhar o tempo e as notícias na TV, pois assim ele pode saber até uma semana antes se vai chover ou não. Então, o produtor deve estar sempre ligado às informações e, quando colher o café, levá-lo direto para o terreiro — orienta.
 
A pré-colheita também tem um papel muito importante. De acordo com Segatelli, o produtor deve sempre limpar a área embaixo do pé de café. Assim, caso o grão caia no chão, o produtor poderá colhê-lo depois, fazendo uma varrição e depois o lavando. Já se o café estiver sujo, o produtor perderá o grão que cair.
 
Um dos problemas que os produtores costumam cometer é deixar o café ensacado. Um café colhido em cereja não pode ficar dentro do saco. Ele deve ser trazido para o terreirão e ser espalhado o mais rápido possível, pois o café dentro do saco pode fermentar e perder a qualidade — explica.
 
Para mais informações, basta entrar em contato com a Cooperativa Casul através do número (18) 3582-9090.

fonte: Portal do Agronegocio