Ásia poderá enfrentar nova crise de arroz

Com sede em Manila, o instituto alerta no documento que os preços do arroz poderão aumentar de forma acentuada caso ocorra uma febre consumista do cereal em alguns países e perante a subida do preço de outros alimentos como o trigo, açúcar e do milho.   O preço do trigo subiu 121 por cento no …

28/05/2011 09:44



Com sede em Manila, o instituto alerta no documento que os preços do arroz poderão aumentar de forma acentuada caso ocorra uma febre consumista do cereal em alguns países e perante a subida do preço de outros alimentos como o trigo, açúcar e do milho.
 
O preço do trigo subiu 121 por cento no último ano, o do milho 92 por cento e o do açúcar 80 por cento, enquanto o arroz aumentou apenas 17 por cento devido às boas colheitas.
 
O instituto alerta, contudo, que a compra compulsiva de arroz por parte dos países consumidores para a suprir a carência de outros alimentos “pode levar o mercado a um descontrolo idêntico ao de 2008”.
 
Entre Dezembro de 2007 e Abril de 2008, o preço do arroz triplicou com a tonelada do cereal a passar de 362 dólares para cerca de mil dólares.
Fonte:PortaldoAgeonegocio