Conferência de abertura da Semana do Meio Ambiente irá tratar do tema “Floresta e Clima”

29/05/2011 17:25

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) por meio da Superintendência de Educação Ambiental (Sema) realiza de 01 a 03 de junho, a VII Semana do Meio Ambiente cujo tema “Floresta e Clima – Pensando além das copas”, tem o objetivo promover comunicação e união de esforços entre o poder público e a sociedade civil, visando mudanças de comportamentos e atitudes ambientalmente corretas.
Durante o evento, uma programação variada será realizada nos Parques Estaduais Mãe Bonifácia e Massairo Okamura, direcionada a estudantes do ensino fundamental, médio e graduação. Também será realizada uma exposição de trabalhos relativos ao tema, apresentações culturais e uma capacitação para técnicos da Sema.
Com foco no evento, o biólogo e professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Alinor Caetano Oliveira, realizou nesste sábado (28.05), no parque Estadual Mãe Bonifácia, uma palestra com a finalidade de capacitar monitores que irão conduzir alunos do coletivo jovem e da Secretaria de Educação de Estado de Mato Grosso (Seduc), nas trilhas do parque, numa das atividades que serão realizadas no período da VII Semana do Meio Ambiente.
No primeiro dia do evento, na próxima quarta-feira (01.06), no Salão Nobre Secretário Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, às 08h00, será aberto por autoridades locais.
Como parte da programação o grupo Alma de Gato fará uma apresentação cultural e, na sequência, haverá a conferência de abertura – “Floresta e Clima”. Durante o dia será realizada uma mesa redonda com o tema “Mudanças Climáticas”; onde serão abordadas questões relacionadas às Mudanças Climáticas, Manejo Florestal e REDD.
Também no primeiro dia do evento acontecerá o lançamento do livro, Sistemas de Gestão Ambiental nas Indústrias de Médio e Grande Porte do Estado de Mato Grosso, de autoria dos Analistas de Meio Ambiente, Doroty Queiroz Topanotti e Hugo José Scheuer Werle. No encerramento das atividades do primeiro dia acontece uma apresentação cultural com o Grupo Bionne.
Conforme a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Lívia Mondin, “devido a importância do assunto e a presença do diretor do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Dr. Paulo Moutinho, abriremos um espaço no primeiro dia do evento para o lançamento oficial do seu livro em Mato Grosso, “REDD no Brasil – Um enfoque amazônico: fundamentos, critérios e estruturas institucionais para um regime nacional de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação”.
As inscrições para a VII Semana do Meio Ambiente estão disponíveis no site da Sema (www.sema.mt.gov.br), bem como a programação completa do evento. Mais informações pelos telefones (65) 3322 3347, da Superintendência de Educação Ambiental da Sema (SUE) ou pelo número (65) 3613 7359.

Fonte: Secom

Tags: