Mudança de postura é benéfica a produtor de soja

29/05/2011 08:14

“A simples renovação do processo operacional pode render um ganho de 10 sacas a mais por hectare”, assegurou Afonso Peche Filho, um dos palestrantes do Encontro Cocamar de Produtores de Soja, evento realizado na manhã desta quinta-feira (26/05) na Associação Cocamar, em Maringá. Promovido pela cooperativa, contou com a participação de cerca de 600 produtores e técnicos.

Ritmo

O pesquisador disse que, por ter uma “janela curta” de plantio e ainda sujeita a intempéries, o produtor tende a acelerar o plantio, empregando uma velocidade acima do recomendado. Ao mesmo tempo, advertiu, há “perdas crônicas” de tempo nas operações que poderiam ser melhor gerenciadas. “Na propriedade, há diferentes ambientes operacionais e para cada um existe um jeito de se trabalhar, mas a tendência é uniformizar o procedimento de plantio”, afirmou.

Qualidade

Para Peche, não adianta investir em insumos e equipamentos de baixa qualidade. “O agricultor pensa que está ganhando na compra, mas ele perde na prática, na produtividade.” O Encontro foi completado com a palestra da especialista da Universidade de Rio Verde (Fesurv), Jurema Fonseca Rattes, cujo foco foi o combate ao percevejo e a estratégia a ser adotada diante de grandes populações.

Conhecimentos – “São produtores escolhidos a dedo, altamente profissionais e tecnificados, que podem nos auxiliar na multiplicação das novas tecnologias”, disse o vice-presidente da Cocamar, José Fernandes Jardim Júnior, na abertura do evento. Segundo ele, a incorporação de novos conhecimentos ao campo “é um processo constante e dinâmico, sempre com novos desafios”. Segundo ele, o papel da cooperativa, nesse caso, é o de possibilitar uma ponte entre as novidades e a sua aplicação nas lavouras. “A busca pelo incremento da produtividade e o aperfeiçoamento do processo produtivo pode significar a competitividade do agricultor”, completou. Ainda de acordo com o gerente técnico da Cocamar, Aparecido Fadoni, que coordena o trabalho dos profissionais da cooperativa realizado a campo, tem sido fundamental discutir com os agricultores os pontos relacionados à gestão das propriedades e incentivar o uso de tecnologias adequadas para ampliar produtividade e a renda dos cooperados.

Fonte:Portal do Agronegócio

Tags: