Nave Endeavour se despede da estação espacial pela última vez e inicia volta à Terra

30/05/2011 10:14

A nave Endeavour, com seis astronautas a bordo, se afastou definitivamente nesta segunda-feira (30) da ISS (Estação Espacial Internacional), e iniciou seu retorno final à Terra. Após voltar à Terra, a nave vai ser aposentada e enviada a um museu de ciências em Los Angeles (Califórnia).

A última missão do Endeavour é também a penúltima do programa americano de ônibus espaciais, que depois de trinta anos terminará com o voo do Atlantis à ISS, em julho.

A Nasa (agência espacial dos EUA) informou que a nave se separou à 0h55 (horário de Brasília) da estação, que fica a cerca de 385 quilômetros da Terra e se desloca a 27 mil km/h. Durante quatro horas e meia, o ônibus espacial realizou uma “pirueta” para que os astronautas a bordo da estação inspecionassem sua cobertura térmica.

Quando os técnicos da Nasa comprovaram o bom estado dos escudos térmicos (que protegem a nave quando esta entra na atmosfera terrestre e o atrito gera temperaturas de cerca de 2.000 ºC), às 5h38, os motores foram ligados e a Endeavour começou a se distanciar da ISS.

Essa missão incluiu quatro jornadas de trabalho dos astronautas fora do complexo ISS-Endeavour, que foram as últimas programadas na era desse tipo de ônibus espacial, iniciada em 1981 e que chegará a seu final em julho com a missão do Atlantis.

A primeira missão do Endeavour, o mais jovem dos ônibus espaciais, ocorreu em 1992, e a partir de 1998 a nave foi uma peça fundamental no programa de construção e operação da ISS.

Tags: