Cuiabá é candidata a receber pré-jogos

01/06/2011 08:18

Os benefícios da realização das Olimpíadas de 2016 não ficarão concentrados apenas no Rio de Janeiro. O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 já pré-selecionou Cuiabá e outros 149 municípios como locais de treinamento para delegações estrangeiras.

A capital mato-grossense oferecerá como instalações a Arena Pantanal, o Ginásio Aecim Tocantins, a área esportiva da Universidade Federal de Mato Grosso e três Centros Oficiais de Treinamento (COTs), que serão construídos para Copa do Mundo. A Agecopa está à frente da candidatura de Cuiabá e até o próximo 29 de julho entregará os formulários ao Comitê Organizador com as informações referentes à infraestrutura das instalações, turismo, cultura, esporte e dados sobre as condições naturais e meteorológicas da cidade.

“Trazer a Copa para Mato Grosso foi uma grande conquista e isso hoje nos coloca em uma posição de destaque nos cenários nacional e internacional para a realização de grandes eventos. As chances de sermos escolhidos para os pré-jogos olímpicos são grandes devido às mudanças que ficarão de legado do Mundial”, disse o presidente da Agecopa, Eder Moraes.

O processo para cadastramento e seleção de locais de treinamento pré-jogos vai identificar instalações esportivas que atendam aos requisitos técnicos e recomendações das Federações Internacionais para que os Comitês Olímpicos e Paraolímpicos Internacionais possam trazer seus atletas ao país-sede antes dos jogos, visando à concentração e ao aperfeiçoamento do treinamento e sua aclimatação às condições locais.

Além da aprovação pelo Comitê Organizador, o uso das instalações dependerá ainda na manifestação de interesse das delegações estrangeiras. O resultado final do processo de avaliação está previsto para julho de 2012, com a divulgação do Guia dos Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016.

COTs – Cuiabá terá três Centros Oficiais de Treinamento para Copa do Mundo, sendo um em Várzea Grande, um no bairro Morada do Ouro e o COT reserva, que poderá ser na UFMT ou no Estádio Dutrinha.

 fonte: Diário de Cuiabá

Tags:
Esportes