Mato Grosso é exemplo na execução dos projetos para a Copa 2014

Desde o anúncio da capital mato-grossense como uma das cidades-sede, o Governo do Estado vem desenvolvendo projetos e ações de governo pactuados com a Fifa para adequar Cuiabá às necessidades do evento. Na terça-feira (31.05), o governador Silval Barbosa, acompanhado do presidente da Agencia Estadual de Execução dos Projetos da Copa 2014 (Agecopa), Eder Moraes, …

01/06/2011 08:59



Desde o anúncio da capital mato-grossense como uma das cidades-sede, o Governo do Estado vem desenvolvendo projetos e ações de governo pactuados com a Fifa para adequar Cuiabá às necessidades do evento. Na terça-feira (31.05), o governador Silval Barbosa, acompanhado do presidente da Agencia Estadual de Execução dos Projetos da Copa 2014 (Agecopa), Eder Moraes, participou de uma reunião com a presidenta da República, Dilma Rousseff, demais governadores e prefeitos de 11 cidades-sede do País. O encontro, realizado às 15h, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), foi para tratar do prazo das obras para o mundial de futebol.

De acordo com o governador Silval Barbosa, Mato Grosso foi citado como exemplo e recebeu elogios da presidenta. “Estamos com 20% das obras do estádio em andamento e uma previsão de entrega para 2012. Além disso, já temos vários projetos concluídos e licitados, e os que não foram ficarão prontos até o final do ano”, disse.

Em coletiva à imprensa, realizada no final da reunião, o ministro do Esporte, Orlando Silva, declarou que entre os assuntos foram debatidos temas como a construção de estádios, o programa de mobilidade urbana para a Copa, reforma nos aeroportos, entre outros. “A reunião teve como objetivo principal o estabelecimento de metas para que todas as ações sejam realizadas dentro do prazo. Na oportunidade, o Governo Federal reafirmou o compromisso de atender a todas as exigências pactuadas com a Fifa em tempo hábil”, ressaltou.

Na reunião foi estabelecido um prazo máximo para conclusão dos processos de licitação das obras, em dezembro deste ano. Segundo o ministro do Esporte, as cidades que não conseguirem licitar até este prazo não ficarão desamparadas. “As que licitarem continuarão dentro do Pacote Copa 2014. Caso houver atraso no projeto, eles serão encaminhados para o Programa de Aceleração do Crescimento para a Mobilidade Urbana”, completou.

Silval Barbosa ressaltou que a presidenta solicitou atenção dos governantes para os prazos e o empenho dos gestores para a conclusão dos projetos. “A presidenta está tranquila com a realização da Copa do Mundo e garantiu que as linhas de financiamento serão prioridade da gestão Federal”. A proposta, segundo o governador, é de manter uma agenda fixa de reuniões em Brasília a cada três meses.

Para o presidente da Agecopa, Eder Moraes, o Governo do Estado tem desempenhado seu papel para deixar Cuiabá pronta para o mundial de Futebol. “Somos o Estado que mais está à frente nas obras. Ainda este ano teremos todos os projetos prontos. O Estado de Mato Grosso tem se destacado entre as sedes dos jogos da Copa do Mundo 2014”.

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, afirmou que está tranquilo com as ações desenvolvidas na cidade e que vai trabalhar em parceria com o Estado para a conclusão das obras. “Estamos dentro do cronograma e continuaremos realizando nosso trabalho conjunto”, afirmou.

A reunião contou com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, ministro da Fazenda, Guido Mantega, ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Luiz Sérgio, ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ministra do Planejamento, Miriam Belchior, ministro do Turismo, Pedro Novais Lima, ministro das Cidades, Mario Negromonte, e do ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt.

Também acompanharam o governador, o senador Blairo Maggi, e o deputado federal Valtenir Pereira.

fonte: Secom/MT