Ácido zoledrônico reduz risco de reprodução do câncer de mama, diz estudo

04/06/2011 10:29

   A administração do ácido zoledrônico, usado para tratar osteoporose, pode ter efeitos metastáticos no câncer de mama e reduzir em 32% as chances de reincidência, segundo um estudo divulgado na edição digital da revista “The Lancet Oncology”.
A pesquisa aborda os benefícios desse ácido em pacientes com câncer de mama quando combinado ao tratamento hormonal padrão durante os três anos posteriores à cirurgia.

As células cancerígenas liberadas pelos tumores mamários se disseminam pelo corpo e se acumulam na medula óssea, de onde podem se propagar a outros órgãos.

Os bifosfonatos como o ácido zoledrônico, que limitam a perda de massa óssea ao desacelerar a atividade das células que destroem o osso, reduzem as possibilidades de as células cancerígenas se espalharem.

A pesquisa, desenvolvida pelo grupo dirigido por Michael Gnant, da Universidade Médica de Viena, envolveu 1,8 mil mulheres tratadas entre 1999 e 2006. Após dois anos, as pacientes foram reavaliadas.

A substância foi “em geral, bem tolerada”, explicou o responsável da pesquisa, e os efeitos colaterais se limitaram a febres leves e a dores nas articulações e nos ossos.

 fonte: Terra

Tags: