Preço do etanol hidratado recua 15,8% em média no país em 1 mês

06/06/2011 17:26

A queda no preço do etanol hidratado, utilizado pelos veículos flex, ocorre com a intensificação da colheita de cana no centro-sul do Brasil, principal região produtora. O recuo nas cotações se dá após um salto nos valores nos primeiros meses do ano, durante a entressafra.
“A tendência para as próximas semanas deve ser de queda gradual dos preços dos combustíveis, na medida em que cresça a oferta de etanol nas unidades produtoras a preços mais baixos, dado o período de safra da cana-de-açúcar na região centro-sul”, afirmou a ANP em nota nesta sexta-feira.
O etanol fechou a semana cotado a 1,939 real por litro, na média do país.
O preço médio da gasolina “C” comum, que contém 25 por cento de etanol anidro, foi de 2,792 reais por litro, com redução de 0,75 por cento em relação à quarta semana de maio e de 4,2 por cento na comparação com a primeira semana do mês passado.
O levantamento da ANP é realizado em 8 mil postos revendedores em todo o Brasil.
Na cidade de São Paulo, capital do Estado que produz mais da metade cana do país, a queda semanal do preço médio do etanol foi de 1 por cento, enquanto a gasolina caiu 1,06 por cento.
Em quase todos os Estados foram verificadas quedas dos preços médios ao consumidor final nos dois combustíveis, segundo a ANP.
NA USINA
Nas usinas do Estado de São Paulo, de acordo com pesquisa finalizada também nesta sexta-feira pelo Cepea, os preços do etanol hidratado também voltaram a cair, após acumular alta por duas semanas consecutivas.
Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o etanol hidratado caiu 0,52 por cento na semana, para uma média de 1,0120 real por litro (sem frete e sem impostos).
Já o etanol anidro, misturado à gasolina, manteve a tendência de queda, fechando a semana com baixa de 0,86 por cento, para 1,1388, segundo o Cepea.

Fonte:Portal do Agronegócio

Tags: