Preços dos medicamentos contra Aids seguirão caindo

Os preços dos medicamentos para tratar da Aids seguirão baixando nos países em desenvolvimento devido à forte demanda, disse nesta terça-feira em um simpósio da ONU, em Nova York, a especialista Morolake Odetoyinbo, responsável por uma ONG nigeriana. “Os preços só tendem a cair porque a demanda é grande e vai forçá-los para baixo”, garantiu …

08/06/2011 09:52



Os preços dos medicamentos para tratar da Aids seguirão baixando nos países em desenvolvimento devido à forte demanda, disse nesta terça-feira em um simpósio da ONU, em Nova York, a especialista Morolake Odetoyinbo, responsável por uma ONG nigeriana.

“Os preços só tendem a cair porque a demanda é grande e vai forçá-los para baixo”, garantiu Odetoyinbo, responsável pela ONG Positive Action for Treatment Access.

“A redução dos preços dos medicamentos permite o acesso de mais pessoas ao tratamento e garante uma melhor qualidade de vida” aos pacientes, assim como reduz o risco de transmissão aos filhos e aos parceiros sexuais.

Sharonann Lynch, uma responsável da Médicos Sem Fronteiras (MSF), explicou que o preço dos medicamentos caiu muito em uma década, de 10 mil dólares para apenas 67 dólares por ano de tratamento de cada paciente.

Segundo Lynch, apenas baixando ainda mais os preços dos remédios será possível permitir o acesso de milhões de pessoas ao tratamento da Aids.

 Fonte:Terra