Artesanato mato-grossense é destaque em feiras agropecuárias

09/06/2011 09:36

Aproveitando a temporada de festas caipira e exposições agropecuárias – nos meses de junho, julho e agosto – que reúne segmentos rurais, atrações artísticas e um grande número de pessoas, a Feira do Artesanato Itinerante, do Programa de Artesanato da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), reúne os artesãos dos municípios para expor seus produtos nativos.

Além de divulgar as diversidades da arte da região, o objetivo da Feira é orientar os artesãos quanto à comercialização dos produtos. “O objetivo é transformar os artesão em empreendedores. Estamos trabalhando para isso”, enfatiza o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf. O Artesanato Itinerante visitou em maio os municípios de Comodoro e Alta Floresta e ainda participa da Exponop – Exposição Agropecuária de Sinop, que começou no dia 04 e encerra no próximo domingo (12.06).

Com uma estrutura capaz de comportar aproximadamente 30 artesãos, o estande é montado para dar apoio logístico aos expositores que comercializam a produção artesanal em eventos internacionais, nacionais e locais. Além disso, os artistas recebem orientações e capacitação técnica de aperfeiçoamento, por meio do Projeto Artesanato Itinerante.

De acordo com a coordenadora do Programa de Artesanato da Sicme, Elvira Maria Costa Leite, em 2010, o Projeto Feira de Artesanato Itinerante participou de dez eventos nacionais e locais, beneficiando mais de 4 mil artesãos com aproximadamente 29 mil peças comercializadas. Neste ano, além das participações nas feiras agropecuárias o Artesanato participou também da Festa das Ceramistas do Bairro são Gonçalo Beira Rio e do XIII Encontro Luso-Brasileiro de Turismo Sênior/XIV – Congresso Brasileiro dos Clubes da Melhor Idade, ambos ocorridos em Cuiabá.

O Programa de Artesanato da Sicme, além de apoiar na comercialização, desde 2005 vem propiciando cursos de capacitação e qualificação profissional voltados para a prática de vendas, bem como o resgate de técnicas tradicionais e o aproveitamento de matérias primas naturais sem causar danos ambientais.

Durante as feiras, o Projeto Artesanato Itinerante também realiza o cadastramento de artesãos nos municípios, para emissão de Carteira de Artesão e inclusão dos mesmos no Sistema de Cadastramento do Artesanato Brasileiro (Sicab) junto ao Governo Federal.

fonte: Secom/MT

Tags:
Economia