Deputados projetam disputa por prefeituras em 2012

As eleições municipais de 2012 devem contar com a participação de alguns deputados estaduais, na corrida por prefeituras no Estado de Mato Grosso. Levantamento feito aponta que, pelo menos, nove parlamentares sinalizam para a disputa no ano que vem. Em Cuiabá, por exemplo, os deputados estaduais Sérgio Ricardo (PR) e Guilherme Maluf (PSDB) já admitem, …

13/06/2011 10:58



As eleições municipais de 2012 devem contar com a participação de alguns deputados estaduais, na corrida por prefeituras no Estado de Mato Grosso. Levantamento feito aponta que, pelo menos, nove parlamentares sinalizam para a disputa no ano que vem.

Em Cuiabá, por exemplo, os deputados estaduais Sérgio Ricardo (PR) e Guilherme Maluf (PSDB) já admitem, publicamente, as pré-candidaturas a prefeito.

O tucano passou a usar um discurso que revela muito bem suas intenções: críticas ao prefeito Chico Galindo (PTB), embora, num passado não muito distante, ele tenha apoiado a gestão, que começou com o tucano Wilson Santos.

O deputado republicano também sinaliza para um projeto político que contempla a disputa pelo comando do Palácio Alencastro. Nos bastidores, segundo as informações, Sérgio Ricardo busca apoio para viabilizar sua candidatura.

No retrospecto das últimas eleições, contabilizando somente a performance na Capital, Sérgio Ricardo foi o mais votado para deputado, em 2010: obteve 46.919 votos, o que representa o índice de 15,75% do eleitorado apto a votar. Guilherme Maluf ficou como terceiro mais votado em Cuiabá, com 10.427 votos (3,5%).

Sorriso

Outra cidade que terá, possivelmente, dois deputados na disputa pela prefeitura é Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá). Lá são cotados para o pleito municipal Mauro Savi (PR) e Zé Domingos (DEM). Eles, inclusive, polarizaram a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa na cidade. O democrata é o atual secretário de Estado do Desenvolvimento Rural.

No que se pode chamar de “prévia eleitoral”, tirando como base os votos de deputado estadual na cidade, Zé Domingos levou a melhor: o democrata obteve 32,79% da votação, o que representa 10.227 votos. Mauro Savi obteve 27,65% (8.623 votos).

O terceiro colocado em Sorriso foi Adilson 3R (PT), com 5.153 votos (16,52%). Os percentual desses três candidatos somaram 76,96% dos votos válidos em Sorriso.

Várzea Grande

A disputa em Várzea Grande deve contar com o deputado Wallace Guimarães (PMDB). O político foi o segundo mais votado na cidade, na disputa à Assembleia Legislativa, com 11.343 votos (9,14%). Wallace ficou atrás de Sérgio Ricardo, que teve 16.823 votos (13,56%).

O peemedebista reduziu sua votação em Várzea Grande e enfrenta problemas partidários para viabilizar seu projeto político.

Rondonópolis

Já em Rondonópolis, uma candidatura do deputado Percival Muniz (PPS) à Prefeitura da cidade é tida como natural. Ele foi o mais votado no município em 2010, conquistando 19.850 votos, o que representou 20,21% do eleitorado votante.

Outros deputados que estão sendo cogitados a entrar na disputa municipal são: Nilson Santos (PMDB) em Colíder; Wagner Ramos (PR) em Tangará da Serra; e Luciane Bezerra (PSB) em Juara. Os três foram os mais votados dessas cidades, respectivamente.

Nilson obteve 10.510 votos, o que significa 63,43% do eleitorado votante em Colíder; Wagner Ramos teve 20.349 votos, no caso, 48,09% dos votantes em Tangará; e Luciane Bezerra, com 8.995 votos, o que significa 51,57% do eleitorado que votou em Juara, batendo, inclusive, o deputado José Riva na cidade, que ficou em segundo, com 6.488 votos (37,20%).

 fonte: Midia News