Os produtos reciclados no mercado

13/06/2011 11:08

Vamos continuar a falar sobre reciclagem, mas agora nos restrigimos ao produto reciclado no mercado brasileiro. Hoje em dia já existem em circulação papel reciclado industrial, tubos de plástico PET que substituem o PVC, carpetes e vários tipos de artefatos plásticos.

É bom enfatizar que a fabricação de produtos reciclados consome em geral, metade da água necessária para a produção a partir de matéria-prima virgem. Só para exemplicar: na produção de uma tonelada de papel, são gastos 80 mil litros de água, de acordo com o site recicloteca.

O Governo da Bahia já disponibiliza, por exemplo, produtos confeccionados em material reciclável através do sistema de Registro de Preços. Dentre os produtos estão papel A-4, capa de processo, etiqueta, envelope, bloco de papel e agenda.

A iniciativa integra o Projeto de Compras Sustentáveis, cujo objetivo é adotar critérios de sustentabilidade nos processos de aquisições, incentivando o consumo de bens e serviços ecologicamente corretos. Percebemos com isso que a ideia de fazer algo de concreto no Brasil no aspecto de convivermos com a natureza estão sendo válidas, porém ainda falta muito. É certo que há lugares onde não encontramos a prática da reciclagem vinda da gestão pública neste país, no entanto, só chegaremos ao um ponto de consenso quando realmente percebermos que já está na hora de fazer acontecer.
fonte: Olhar Nacional