Recursos garantidos na LDO ampliarão Unemat

13/06/2011 17:47

A estadualização da faculdade Uninova de Nova Mutum, anseio da população, dependerá da conjuntura política e econômica do Estado. Em reunião ampliada com o segmento realizada no último sábado (11), na cidade, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP) disse que a AL, o Governo do Estado e a Unemat terão que priorizar essa luta, para garantir na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), um incremento de 2,5% correspondentes da receita estadual à universidade.

Dessa forma, garante o parlamentar, será possível implantar pelo menos mais seis campi nas regiões pólos para atender maior número de estudantes, oportunizando a inserção de trabalhadores de baixa renda ao ensino superior. Riva também informou que a iniciativa já tem aval do reitor Adriano Silva, que manifestou favorável à implantação de Unemat em Nova Mutum.

“Firmamos um compromisso público de lutar pela Unemat em Nova Mutum e acredito que dará certo”, disse. A intenção é criar um campus no município, que já começaria com um patrimônio considerável, pois a sede da Uninova é totalmente moderna e aparelhada, e aos poucos fazer a transferência da Uninova, para fomentar cursos também nas cidades vizinhas.

Conforme Riva, com o incremento na receita da universidade, será possível fazer o planejamento dos investimentos em todo Mato Grosso. “Vamos trabalhar para isso, pois será um grande avanço”. Explicou que o aumento no orçamento da instituição, aprovado no ano passado, contestado pelo Ministério Público Estadual (MPE), ainda poderá lograr êxito.

Contudo, fará a defesa para que essa proposta seja inserida na LDO. “Não acredito que o governador Silval Barbosa não apoie essa iniciativa”, disse Riva, que sempre lutou pelo fortalecimento e ampliação da Unemat por entender a educação como a única forma de transformar a sociedade. Segundo ele, não adianta falar em transformação se não investir em educação, é o caso do ensino público superior. “A Unemat atingiu um nível que muitas universidades de economia mais sólida ainda não conseguiram. Ela se tornou referência no Brasil”.

De acordo com o prefeito Lírio, o entrave poderá ser solucionado com o intermédio de Riva, que tem excelente relacionamento em todo estado. “Riva pode fazer um trabalho político com todos os deputados para realmente ser viabilizada a estadualização”.

INCREMENTO

Como deputado municipalista, Riva sempre lutou pela ampliação dos campis da Unemat em todo estado. No ano passo, conseguiu aprovar emenda de sua autoria, aumentando o orçamento da universidade em 2,5% correspondente a receita líquida do estado.

No mês passado, se reuniu com o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Adriano Silva, e coordenadores dos 11 campi para discutirem o orçamento da unidade de ensino, e pedir garantias do governo no aumento do repasse estipulado, uma vez que a emenda aprovada está sub-júdice após ser questionada pelo Ministério Público Estadual (MPE), por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin).

Atualmente, a Unemat gasta com folha de pagamento são R$ 122 milhões e mais R$ 24 milhões para custeio e manutenção.

Fonte:AL/MT

Tags: