Sábado é dia de vacinação em todo o País

17/06/2011 19:17

Neste sábado (18), crianças menores de 5 anos devem receber a primeira dose da vacina contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil. Ao todo, 115 mil postos em todo o país devem funcionar das 9h às 17h. Além das unidades permanentes, shopping centers, rodoviárias e escolas também vão receber postos móveis.

Além disso, em oito Estados do Brasil a campanha de vacinação contra sarampo foi adiantada e começa no dia 18. A campanha estava marcada para ocorrer, em todo o país, na segunda etapa da vacinação contra a paralisia infantil, dia 13 de agosto.

Contudo, com a proximidade das férias de meio de ano e um surto de sarampo na Europa, que desde o início do ano já tem mais de 6,5 mil casos suspeitos notificados, fez com o que o Ministério da Saúde, juntamente com Estados e municípios, antecipasse a ação em áreas prioritárias.

Os Estados em que a campanha foi antecipada são São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas. Eles têm maior fluxo turístico e maior densidade populacional, o que dificulta operações efetivas de vacinação em caso de surtos e são locais com menores coberturas da vacina tríplice viral nos últimos anos. Nesses locais, todas as crianças entre um ano e menores de sete anos devem tomar a vacina, mesmo que já tenham sido vacinadas antes.

Em nota no site do Ministério da Saúde, o ministro Alexandre Padilha afirma que a intenção é proteger as crianças dos casos que podem chegar de fora do País. “No nosso país, hoje, muita gente viaja, por exemplo, daqui para a Europa e da Europa para cá. Este ano, tivemos 11 casos de brasileiros que vieram de fora e começaram a apresentar sintomas e foram diagnosticados aqui, no Brasil.”

A meta do governo é vacinar 95% do público-alvo – 14,1 milhão de crianças contra a poliomielite e 17 milhões contra o sarampo. As duas campanhas – contra a pólio e contra o sarampo – seguem até 22 de julho.

Histórico do sarampo no Brasil

Até o mês de maio deste ano, foram confirmados dez casos de sarampo em Estados do Brasil, sendo três no Rio de Janeiro, três no Rio Grande do Sul, um em São Paulo, um na Bahia, um no Mato Grosso do Sul e um no Distrito Federal. Todos esses casos foram de pessoas não vacinadas que viajaram ao exterior ou que tiveram contato com viajantes portadores da doença.

Em 2010, foram confirmados 68 casos – três no Pará, oito no Rio Grande do Sul e 57 na Paraíba – todos importados ou associados a esses casos importados. Desde 2000, o vírus selvagem não circula livremente no país. De 2001 a 2005, foram notificados apenas dez casos de sarampo, dos quais quatro foram importados (Japão, Europa e Ilhas Maldivas) e seis casos eram associados a essa importação.

Fonte:IG

Tags: