Festeiros de São João mantêm tradição e lançam construção da Capela de N. Sra. do Pantanal

18/06/2011 21:37

A Festa de São João do Arraiá de Nhô Dito deste ano,às vésperas de completar três décadas, foi marcada pelo lançamento da pedra fundamental para construção da Capela de Nossa Senhora do Pantanal. O lançamento aconteceu, na manhã deste sábado (18.06),com a presença do governador Silval Barbosa e as bênçãos do arcebispo cuiabano Dom Milton Santos, celebrante da missa que antecedeu ao ato inaugural na Estância Ronco D’Água, localizada na rodovia de acesso a Chapada dos Guimarães.

O governador Silval Barbosa disse que faz questão de prestigiar atos como a Festa de São João realizada pelo professor Benedito Luiz Figueiredo, pois “representa uma verdadeira luta pela manutenção da cultural, pela tradição religiosa. Estou muito feliz participando deste momento e do lançamento de uma capela, que queremos vê-la edificada para a manutenção desta tradição”. Silval explicou que sempre procura conciliar a sua agenda para também estar presente nesses eventos e “receber a energia positiva que sempre acontece nesses momentos, como a celebração da missa”.

A Festa de São João, segundo o idealizador e presidente da confraria, Benedito Figueiredo, começou no quintal da casa dele, com apenas 35 pessoas, como um encontro cultural, com o intuito de resgatar a cultura cuiabana de realizar as festas de santo. Vinte nove anos atrás, quando retornou a Cuiabá depois de fazer o mestrado, Benedito, filhos dos também festeiros Ênio de Figueiredo e dona Lígia Ribeiro de Figueiredo, notou que, com o grande fluxo de migrantes, as tradições cuiabanas estavam correndo risco e começou a preocupar-se com o seu resgate. Neste ano,1.500 convidados confirmaram presença. A renda da festa, destaca Benedito Figueiredo, é toda ela destinada para a filantropia.

Dom Milton lembra que as festas juninas, ou as joanistas (dedicadas a São João ,como esta),trazem a fusão de vários elementos. Enquanto religiosidade, as festas são portuguesas, mas os elementos da dança vieram da tradição francesa e as cores – em seus muitos aspectos – é uma influência africana. “Tudo isso se juntou e formou a característica brasileira”, afirma.

São João, na tradição católica, festeja o nascimento daquele que veio para anunciar a chega do Cristo, Jesus, filho de Deus, e veio para anunciar a Boa Nova. “Jesus Cristo se manifestou publicamente com João Batista”. Foi João Batista que anunciou sua chegada e sua superioridade ao dizer que não era “digno de desamarrar as sandálias” daquele que viria depois dele (João). Junto com a missa aconteceu também um batizado, o do menino Nei Pinheiro Neto.

A secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, foi anunciada como a rainha da festa do ano de 2012. Os festeiros deste ano são: Johnny Everson, rei; Guta Miranda, rainha; Maria Aparecida Fortunado do Prado, juíza de vara; Germano Guarim Neto, juiz de vara; Maria Eugênia G. P. Tristão da Rocha, juizinha de promessa; João Victor Figueiredo Monteiro, juizinho de promessa; Alycia de Fátima Nery Monteiro, juizinha de ramalhete; Victor Gonçalves P. Pimenta, juizinho de ramalhete; Valney Souza Corrêa, capitão de mastro, e Moysés Arantes Morgado, alferes da bandeira.

Acompanharam o governador, o secretário de Comunicação Social, jornalista Osmar Carvalho, e o presidente da Agecopa, Eder Moraes.

Fonte: Secom

Tags: