Cuidado com meio ambiente garante crescimento das indústrias

22/06/2011 09:56

A responsabilidade ambiental é uma importante questão a ser tratada quando se refere ao desenvolvimento das indústrias avícolas. Os investimentos mostram que as indústrias estão entendendo e se adequando às exigências de cuidado com a natureza e diminuição da poluição ambiental, também como forma de garantir o crescimento e a expansão de trabalhos e mercados.

Dentro de uma política de cuidados com o meio ambiente, o Grupo Frangos Canção, a principal indústria avícola da região de Maringá, vem investindo em ações constantes na área ambiental. O tratamento de efluentes está entre as atividades mais importantes dentro dessa questão e o Frangos Canção está investindo na ampliação e modernização de seu sistema na planta em Maringá. Hoje, a indústria atua com em um sistema primário de tratamento, que reduz a carga orgânica enviada para as lagoas de tratamento em 90%, reduzindo a geração de gás metano nas lagoas (gás de efeito estufa). De acordo com Fábio Guerlles, engenheiro ambiental do Frangos Canção, “as ações que o Canção desenvolve na área ambiental são ações consistentes, que se diferenciam por serem contínuas, sempre buscando a melhoria dos processos e da qualidade ambiental do Grupo”.

Além do tratamento de efluentes, o Frangos Canção também investe em reflorestamento das áreas de preservação com espécies nativas da região; monitoramento das emissões atmosféricas; gerenciamento ambientalmente correto de todos os resíduos gerados pelo grupo, com acompanhamento do destino final dos resíduos. “Além disso, realizamos ações voltadas à educação ambiental dos colaboradores e monitoramento de emissão de poluentes pela frota de veículos do grupo”, conta Guerlles. Ainda cuidando do meio ambiente, o Frangos Canção vem realizando ações de cuidado com os corpos hídricos receptores de seus lançamentos, como o Ribeirão dos Bandeirantes, em que foram recolocados peixes em pontos estratégicos de sua extensão. 

Os colaboradores do Frangos Canção também tem participado do processo de conscientização ambiental. A partir de agosto, uma parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Maringá irá promover palestras e debates sobre educação ambiental para os colaboradores, focando nas questões do setor avícola.

Programa Despoluir

Desde 2010, o Frangos Canção estabeleceu uma parceria com a Setcamar – Maringá (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Maringá) para monitorar os níveis de emissões de poluentes na frota de caminhões do grupo. A cada 60 dias técnicos da Setcamar visitam as unidades do grupo para verificar os níveis de poluentes e certificar os caminhões. “Além da questão ambiental, essa certificação também atesta que não está sendo desperdiçado combustível, o que reverte recursos para investimentos em outras ações ambientais”, afirma Guerlles.

Sobre o Frangos Canção

O Frangos Canção iniciou suas atividades em 1992, na região de Maringá. Para promover o negócio, aos pou­cos a organização buscou ampliar a sua área de atuação, optando pela criação de frangos de maneira integrada. Atualmente, o Frangos Canção abate 340 mil aves por dia. O Grupo atende os mais exigentes clientes, inclusive do mercado internacional, oferecendo produtos de excelente qualidade. Para isso, utiliza um pro­cesso de produção com alta tecnolo­gia, agindo sempre com responsabi­lidade social ambiental.

O Grupo Frangos Canção se lançou às exportações em 2006 e já conquistou mercados consumidores importantes. Hoje, são aproximadamente 35 países que recebem com regularidade produtos feitos dentro da indústria.

fonte: Portal do Agronegocio

Tags: