Fungos nocivos à saúde crescem em lava-louças, diz estudo

22/06/2011 10:16

Cientistas encontraram fungos em máquinas de lavar louça capazes de sobreviver a altas temperaturas, a altas doses de detergentes e a tipos de águas ácidas e alcalinas. Um fungo negro chamado Exophiala dermatitidis foi encontrado com o fungo E. phaeomuriformis em amostras tiradas de máquinas de lavar louça em 189 casas de 101 cidades em seis continentes.

O resultado do estudo indica que 56% das máquinas de lavar louça apresentavam o fungo na borracha de vedação da porta do eletrodoméstico. Ambas as espécies “são conhecidas por serem capazes de causar doenças sistêmicas em humanos e frequentemente colonizam os pulmões dos pacientes com fibrose cística,” indica o estudo.

Os fungos são organismos “extremófilos” que raramente são encontrados na natureza. Isso sugere que registraram uma benefício evolutivo ocupando um nicho doméstico, encontrando um ambiente ideal no calor e na umidade. O estudo foi apresentado na última edição do jornal Fungal Biology, publicado pela British Mycological Society (sociedade britânica micológica, em tradução livre).

O estudo não se concentrou em analisar se o uso da máquina de lavar louça apresenta alguma ameaça à saúde. Ele indica que “outros estudos são necessários”, dado o risco de mistura genética neste ambiente incomum. “A coexistência de diferentes genótipos das mesmas espécies permite possivelmente uma recombinação genética, gerando novos genótipos com potenciais patogênicos desconhecidos,” indica o jornal. Outras espécies microscópicas encontradas em máquinas de lavar louça foram membros dos grupos Aspergillus, Candida, Magnusiomyces, Fusarium, Penicillium e Rhodotorula.

 fonte: Terra

Tags: