FAO prevê novo déficit mundial de cereais na safra 2011/2012

23/06/2011 09:18

O mercado global de cereais enfrenta a segunda temporada consecutiva de déficit de oferta, conforme as projeções iniciais para as safras norte-americana e europeia, que neste ano foram significativamente reduzidas. O quadro dissipa as expectativas de uma recuperação da produção mundial, informou na quarta, dia 22, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Os preços dos alimentos devem continuar elevados e voláteis em 2012, exercendo uma pressão cada vez maior sobre os países importadores mais pobres e causando dores de cabeça para os formuladores de políticas, segundo a FAO.

– Com a produção total de cereais em 2011 abaixo da utilização antecipada, os preços internacionais devem permanecer altos, especialmente nos mercados de trigo e grãos forrageiros, como o milho – disse a organização.
 
Enquanto isso, ministros de Agricultura das 20 principais economias do mundo (G-20) se reúnem em Paris nesta quarta e quinta para negociar um acordo sobre como lidar com os preços quase recordes dos alimentos e conter a volatilidade. A inflação dos alimentos tem sido culpada por desencadear uma onda de tumultos que abalou o mundo árabe neste ano, e a FAO advertiu que a Líbia, afetada por meses de levante popular, enfrenta uma séria escassez.
 
A FAO reduziu a estimativa da produção global de cereais em 2011/2012 para 2,302 bilhões de toneladas, motivada por uma redução das safras nos Estados Unidos e na Europa. A colheita mundial de trigo deve ficar bem abaixo da projeção anterior, atingindo 671 milhões de toneladas – sendo 134 milhões de toneladas na Europa – depois que uma seca reduziu a estimativa da produtividade. Contudo, o volume previsto ainda marca um aumento de 2,8% na comparação com 2010/2011 devido à recuperação da produção na região do Mar Negro.

As reservas globais de cereais devem sofrer, como resultado, recuando para 486,2 milhões de toneladas, o que diminuirá a relação estoque/uso em 2,3%, para apenas 20,7%.

– Com os estoques de grãos ainda em níveis baixos, especialmente os de milho, os preços internacionais devem continuar não apenas elevados, mas também voláteis na temporada comercial 2011/2012 – informou o relatório.
 
Ainda assim, a FAO disse que um clima favorável indica que os países do Norte da África – incluindo o Egito, maior importador de trigo do mundo – provavelmente dependerão menos de importações. A produção do cereal deve subir 14% neste ano, para 18 milhões de toneladas, de acordo com a organização.

 fonte: Portal do Agronegocio