Com 25% das obras prontas, Arena será entregue já no final de 2012

26/06/2011 00:56

Cerca de 25% das obras do novo estádio Verdão já foram concluídas. Conforme o presidente da Agecopa, Eder Moares, a previsão é que a nova arena esteja pronta em dezembro de 2012, dois anos antes da Copa de 2014. “Estamos tomando todas as medidas necessárias para cumprir o cronograma da Fifa”, assegura Eder.

Conforme a agência, atualmente está sendo feita a fixação dos pilares e instalação dos blocos de concreto, o que dará forma ao novo Verdão. Praticamente 90% das fases de drenagem e fundação já foram realizadas, tendo sido iniciada a terraplanagem na área onde será fixado o gramado do campo de futebol.

De acordo com assessor técnico da Diretoria de Infraestrutura da Agecopa, Marcelo Oliveira, as atividades no canteiro de obras são desenvolvidas simultaneamente, para dar maior celeridade. Assim, enquanto os operários trabalham na fábrica de pré-moldados, outras frentes atuam na drenagem, fundação e edificação. Tanta preocupação se deve ao fato das obras terem atrasado devido a uma série de fatores. Para recuperar o tempo perdido, inclusive, foi implementado o terceiro turno.

Das 8,6 mil peças de pré-moldados necessárias para obra, entre vigas, blocos e pilares, 1,9 mil já foram produzidas, das quais 600 estão instaladas. Atualmente 520 estão envolvidas na construção da nova arena, que é a principal exigência Fifa para que os jogos mundiais ocorram na Capital.

Arena

Orçada em R$ 342 milhões, a Arena Pantanal vai ter ainda espaço para realização de eventos como shows, concertos, congressos e feiras. Sua capacidade é de 43.600 espectadores, mas, se necessário, poderão ser reduzidos em até 15 mil assentos. Para que não se torne um “elefante branco” no entorno do parque haverá áreas para lazer, como pista de caminhadas, atividades esportivas, espelho d’água, lanchonetes e restaurantes.

fonte: Rd News

Tags: