Setecs promove curso em Canarana e capacita operadores de Máquinas Agrícolas

26/06/2011 13:24

Mais uma edição do Curso de Operadores de Máquinas Agrícolas realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) foi concluída nesta sexta-feira (24.06), em Canarana. O Projeto Parceria/Rural qualificou 75 alunos, dentre eles, seis mulheres e três albergados. Os 30 alunos que mais se destacaram receberam um módulo especial de manuseio com GPS. Por meio do curso gratuito, oferecido pela Setecs-MT, os alunos do curso aprenderam a operar as máquinas, assim como a dar assistência ao maquinário.

O curso aconteceu no Parque de exposições do município, durante quinze dias, onde os alunos tiveram aulas práticas e teóricas, por meio de uma parceria com a iniciativa privada, pela qual os instrutores do curso foram cedidos pelas empresas fabricantes das máquinas John Deer, Basf, Case – New Holand e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

“Trabalho há 18 anos com Máquinas Agrícolas e durante o curso percebi que tinha pouco conhecimento técnico nesta área. Fui um dos capacitados desta etapa e hoje vejo como é importante estar qualificado neste mercado de trabalho que cresce a cada dia em nosso Estado”, disse Valdeci Alves da Rocha, morador de Gaúcha do Norte, que se deslocou até Caranana para participar do curso.

A entrega dos certificados, juntamente com a carta de apresentação assinada pelo governador do Estado, Silval Barbosa e pela primeira-dama e secretária da Setecs, Roseli Barbosa, aconteceu na Câmara Municipal de Canarana também na última sexta-feira.

“Por ser o único projeto do País que envolve parceiras concorrentes em um mesmo projeto, e por dar assistência na preparação do solo, no plantio, até a época da colheita, o Projeto Parceria Rural/Agricultura nos deixa satisfeitos com os resultados, pois concede aos nossos alunos a oportunidade de rápida inserção no mercado de trabalho”, relatou a superintendente de Qualificação Profissional da Setecs-MT, Rosamaria de Carvalho.

CAMPOS DE JÚLIO

Dando continuidade ao projeto de qualificação profissional, a próxima edição do Curso de Operadores de Máquinas Agrícolas acontecerá no município de Campos de Júlio, entre os dias 30 de junho e 15 de julho.

Mais informações sobre o curso poderão ser obtidas pelo telefone: 3613-5719.

Fonte: Secom/ MT

Tags: