Árabes discutem florestas no Brasil

27/06/2011 15:00

Pesquisadores árabes integram um grupo de cientistas de 41 países que vai trocar experiências e conhecimento em biotecnologia florestal de domingo (26) a 02 de julho, em Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro, na Bahia. O local vai receber a conferência internacional Iufro Tree Biotechnology 2011, promovido pela União Internacional de Organização de Pesquisa Florestal (Iufro, na sigla em inglês).
 
De acordo com informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), anfitriã da conferência juntamente com a Veracel Celulose S.A., do mundo árabe virão representantes da Argélia, Egito, Iraque e Somália. No total são esperadas cerca de 500 pessoas de países como Argentina, Austrália, Bélgica, China, França, Alemanha, Índia, Japão, África do Sul e Espanha, entre outros. O maior grupo deve ser do Brasil.
 
O evento é considerado o mais importante em biotecnologia florestal. Segundo o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e presidente da comissão organizadora do evento no Brasil, Dario Grattapaglia, um dos principais focos da pesquisa na área é ter florestas plantada mais produtivas em menor espaço.
 
O objetivo é fazer com que as árvores produzam mais celulose ou lignina, para a indústria de papel e celulose, e mais energia, se forem voltadas à obtenção de carvão para a indústria siderúrgica ou para a produção de etanol celulósico.
 
“O fato de se ter florestas plantadas de alta produção tem papel importante na conservação das florestas nativas”, explica Grattapaglia, lembrando que enquanto se utiliza as plantações, se deixa em paz a floresta nativa.
 
De acordo com o pesquisador, alguns países estão mais avançados na área de biotecnologia florestal, com é o caso do Brasil, Canadá, EUA, Suécia, Finlândia, África do Sul, Chile, Inglaterra, França e Alemanha. E há outros começando a entrar na área, caso dos árabes e nações como Argentina, Uruguai, Colômbia, México e China.
 
Grattapaglia afirma que já existe troca de experiências de cientistas de diferentes países na área e que os eventos como a conferência da Iufro também são oportunidades para isso. Ele lembra que no encontro serão apresentados 274 trabalhos de biotecnologia florestal. Essa será a primeira vez que o Brasil e a América Latina recebem a conferência, que acontece no Centro de Convenções do Ecoresort Arraial d’Ajuda.
 
A Iufro é uma rede global não governamental e sem fins lucrativos que reúne cientistas florestais de vários países para promover cooperação técnica e ampliar o conhecimento sobre aspectos econômicos, sociais e ecológicos relacionados a florestas e árvores. O tema da conferência de 2011 é “De genomas à integração e geração de resultados”. Ela acontece no ano declarado pela Organização das Nações Unidas como Ano Internacional das Florestas