Dólar cai à mínima em 2 meses; BC faz 2 leilões de compra

30/06/2011 11:47

O dólar caiu à menor cotação em dois meses frente ao real nesta quarta-feira, após a aprovação do plano de ajuste fiscal na Grécia.

Com a moeda norte-americana de volta à casa de 1,57 real, o mercado assistiu à atuação mais intensa do governo em quase quatro semanas, com dois leilões de compra pelo Banco Central.

O dólar recuou a 1,572 real, em baixa de 0,38 por cento. Foi a terceira queda consecutiva, para o menor valor desde 27 de abril.

O Parlamento grego aprovou por 155 votos a 138 o plano de austeridade fiscal para os próximos cinco anos. O pacote, que prevê aumento de impostos, corte de gastos e privatizações, era indispensável para a manutenção da ajuda externa ao país.

A notícia deu aval a investimentos de risco em todo o mundo, pois reduziu a chance de um calote de consequências imprevisíveis dentro da zona do euro. As commodities subiam 1,3 por cento, segundo o índice Reuters-Jefferies, e o dólar caía 0,5 por cento ante as principais moedas.

O clima favorável no exterior encontrou no Brasil um ambiente propício para a queda do dólar. A proximidade do fim do mês, segundo operadores, estimula investidores com posições vendidas –como os estrangeiros– a tentarem influenciar o mercado em busca de taxas melhores na rolagem de contratos.

“As condições continuam favoráveis para o real se valorizar. Não existe a chance de o mercado ter uma alta muito considerável, principalmente porque lá fora deu uma melhorada”, disse José Carlos Amado, operador da corretora Renascença.

Os estrangeiros tinham mais de 21 bilhões de dólares em vendas líquidas em contratos de dólar futuro e de cupom cambial (DDI) na BM&FBovespa, na maior posição a favor da valorização do real pelo menos desde a crise de 2008.

A chamada “briga” pela Ptax (taxa de referência) de fim de mês, usada na liquidação de futuros e outros derivativos, deve diminuir a partir do próximo mês, com a adoção de uma nova metodologia de cálculo .

Com a queda do dólar, o BC fez dois leilões de compra no mercado à vista, com taxas de corte de 1,5694 e 1,5713 real. Foi a primeira vez desde 3 de junho que o BC fez duas compras no mesmo dia.

Fonte:Reuters

Tags: