IPC-S registra queda de preços de 0,18% em junho

 O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) fechou o mês de junho com uma deflação (queda de preços) de 0,18%. A queda de preços registrada foi ainda mais acentuada do que aquela observada em maio, que havia sido de 0,15%. O dado foi divulgado hoje (1º). Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o resultado …

01/07/2011 10:24



 O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) fechou o mês de junho com uma deflação (queda de preços) de 0,18%. A queda de preços registrada foi ainda mais acentuada do que aquela observada em maio, que havia sido de 0,15%. O dado foi divulgado hoje (1º).

Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o resultado do IPC-S de junho é o menor desde a segunda semana de agosto do ano passado, quando houve uma deflação de 0,19%.

Os principais responsáveis pelo resultado de junho foram os alimentos, que registraram uma queda de preços de 1,03%, com destaque para produtos como hortaliças e legumes (com taxa de -3,99%) e frutas (-7,02%).

Apesar de registrar uma taxa superior a maio, os transportes também apresentaram deflação em junho, com um IPC-S de -1,09%. As demais classes de despesas tiveram as seguintes taxas: vestuário (0,76%), habitação (0,38%), saúde e cuidados pessoais (0,53%), educação, leitura e recreação (0,54%) e despesas diversas (0,13%).

O IPC-S é medido semanalmente pela FGV e registra as variações de preços no período de um mês, em sete capitais brasileiras.

Fonte:AgenciaBrasil