Governador busca novos investimentos em ferrovias com empresários da China

10/07/2011 19:34

O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, o presidente da Agecopa, Eder Moraes, e a comitiva mato-grossense já estão em solo chinês. Neste domingo (10.07), em Pequim, cidade com cerca de 3 mil anos e capital da China há 800 anos, Silval e Eder se reuniram com empresários do Grupo China National Machinery Importações e Exportações Corporation para discutir sobre ferrovias. Na oportunidade, o governador fez uma longa exposição das potencialidades de Mato Grosso e também das necessidades de investimentos em logística de transportes, em especial no trecho entre os municípios de Lucas do Rio Verde e Santarém, no Pará.

“Só em Mato Grosso, esse trecho tem capacidade de carga da ordem de 15 milhões de toneladas oriundas da produção agrícola, além do grande potencial em jazidas mineirais que poderiam usar esse novo corredor para exportação”, explicou Silval Barbosa, ao afirmar que está com grandes expectativas para esses novos investimentos. Segundo o presidente da Agecopa, Eder Moraes, que acompanhou de perto a reunião, o Grupo China National Machinery Importações e Exportações Corporation está em estágio avançado nas parcerias com Mato Grosso. “O grupo nos recebeu muito bem e agradeceu ao governador pela oportunidade de poder investir no Estado”, completou Moraes.

“Pudemos visitar e conhecer um pouco sobre a história e cultura do povo chinês”, disse o governador acompanhado pela comitiva também formada pela primeira-dama e secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Roseli Barbosa, e o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Antônio Moraes.

ESTÁDIO

O Silval Barbosa e o presidente da Agecopa foi o Estádio Nacional de Pequim, também conhecido como Ninho de Pássaro, por sua arquitetura. “Fizemos questão de conhecer tudo sobre o estádio, até para tomarmos como exemplo nas obras da Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá”, disse Eder Moraes. O Ninho de Pássaro, apelido que recebeu pelas estruturas expostas de ferro e aço, que se cruzam e entrelaçam, semelhante a um ninho, foi o palco das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008. Tem capacidade atual de 80 mil espectadores, sendo que chegou a comportar 91 mil pessoas durante os Jogos Olímpicos de 2008.

Silval e Eder também utilizaram o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do país, o que, segundo eles, só reforçou a melhor escolha feita para Cuiabá e Várzea Grande. “Aproveitamos para utilizar o modal de transporte e comprovar, mais uma vez, que fizemos a escolha certa”, concluiu o presidente da Agecopa. Da China, a comitiva mato-grossense segue para Dubai, também na Ásia, em reunião com empresários interessados em investimentos ferroviários no Estado. Dubai tem atraído atenção de muitos países pelos seus projetos imobiliários e acontecimentos esportivos.

 fonte: Secom

Tags: