Estudo americano revela que o iogurte ajuda a emagrecer

11/07/2011 08:59

Todo dia é a mesma coisa: a gente vai lá de prato na mão, passa na frente e parece que tem comida que abre logo um sorriso: ‘Vem, me escolhe, me saboreie’. Em geral, quem dá a piscadinha são os vilões da balança. “Tem que ter batata frita sempre”, comenta um jovem.

Pesquisadores americanos pesaram 120 mil pessoas e anotaram o que comeram durante 20 anos. Investigaram os dados e chegaram ao veredito, uma lista de culpados: os alimentos que, se consumidos diariamente, acarretam mais quilos na balança ao longo do tempo. Foi batata – ou melhor, deu batata-frita em primeiro lugar. De acordo com a pesquisa, quem come uma porção de batatas-fritas por dia, ao final de quatro anos pesará um quilo e meio a mais só por conta da batatinha.

“Como eu almoço quase sempre no restaurante, então é praticamente todo dia. Se tem, a gente pega”, diz o auxiliar de call-center Jonathan Augusto Cardoso.

Em segundo lugar, refrigerante ou suco adoçado. Quem toma todos os dias ganha 450 gramas. “Quando eu acordo, eu tomo refrigerante. Na hora do almoço, de tarde, na hora de dormir ou antes de dormir, eu tomo refrigerante o tempo inteiro. Uns quatro a seis litros por dia”, calcula o motorista Pedro Brainer.

O terceiro maior vilão é a carne vermelha. Se consumida diariamente, ela será responsável por 430 gramas em quatro anos. “O dia que eu não como carne, sei lá, eu optei por não almoçar e fui fazer lanche. Mas às vezes os lanches também são com carne. É um hambúrguer e tal”, conta assistente de edição Edio Pullig.

Os americanos pesquisados engordaram, em média, cerca de meio quilo por ano, ao longo de 20 anos. O ganho de peso gradual atrapalha a identificação dos culpados. Por isso, essa pesquisa é importante, porque ela dá nome aos bandidos. Qual a novidade desse estudo especificamente? O que chama a atenção?

“A novidade é que as pessoas achavam que podiam comer um pouquinho de cada coisa e não ia fazer diferença. Mas a gente viu nesse estudo que, a longo prazo, faz diferença. Então, a qualidade é muito mais importante do que a quantidade do que você come”, afirma a nutricionista Danielle Resende.

Para saber identificar a qualidade, foi feita também uma lista de alimentos do bem. Os mocinhos da história, aqueles que, se você comer diariamente, acabam levando à perda de peso. É o caso da salada de frutas. “A salada de frutas sai ganhando. Tem uma associação inversa entre o consumo de batata-frita e o consumo de legumes e frutas”, aponta a nutricionista Danielle Resende.

Frutas diárias foram responsáveis por 220 gramas a menos na balança ao final de quatro anos. Verduras, legumes e castanhas em geral também foram classificados como aliados da perda de peso. “No café da manhã, eu como mamão papaia. No almoço e na janta eu como de sobremesa banana, maçã ou uva”, conta a dona de casa Mirele Melo.

Mas o primeiro lugar no ranking dos mocinhos ficou com o iogurte. Um copo de iogurte todos os dias foi igual a menos 370 gramas depois de quatro anos. “Costumo tomar iogurte umas duas vezes ao dia, quase todos os dias”, afirma a auxiliar de escritório Elizabete Dantas.

Nem os pesquisadores sabem explicar exatamente por que iogurte emagrece, mas acreditam que seja porque o consumo de iogurte, como dos outros alimentos do bem, leva a pessoa a comer menos alimentos do mal.

Picanha brasileira, batata-frita e farofa – tudo isso é gostoso, mas sabe o que vai acontecer? São quase dois quilos a mais em quatro anos. Isso se comer a carne e a batata-frita todos os dias. “Sem fazer nada, sem os outros excessos”, diz a nutricionista Danielle Resende. “Mas isso aqui não é sempre, é só de vez em quando. Hoje é meu aniversário”, justifica uma jovem.

Na guerra para não engordar, ganha quem montar um exército bem grande de alimentos do bem, mas pode deixar uns bandidos à solta só para não perder a graça da história.

fonte: G1

Tags: