Safra do algodão está no pique na Bahia e em Mato Grosso

O algodão está pronto para ser colhido, as maçãs já amadureceram. Em uma fazenda em Mato Grosso foram plantados 1500 hectares e pelo menos 30% da produção foi vendida antecipadamente. Por enquanto, a colheita precisou ser adiada por causa do clima, as máquinas estão paradas no galpão. Em outra fazenda, pelo menos metade da lavoura …

12/07/2011 10:14



O algodão está pronto para ser colhido, as maçãs já amadureceram. Em uma fazenda em Mato Grosso foram plantados 1500 hectares e pelo menos 30% da produção foi vendida antecipadamente.

Por enquanto, a colheita precisou ser adiada por causa do clima, as máquinas estão paradas no galpão.

Em outra fazenda, pelo menos metade da lavoura já foi comercializada. Agora, os produtores esperam mudanças nos preços da arroba em pluma.

Já no estado da Bahia, responsável pela segunda maior safra de algodão do país, 85% da produção vem da região oeste, mas é no sudoeste do estado, no Vale do Iuiu que a maioria dos empregos é gerada. Cerca de 60% da mão-de-obra vem da agricultura familiar, são 18 mil pessoas que trabalham em 32 mil hectares de área plantada.

O agricultor Waldemar Lacerda planta algodão há mais de 10 anos. Ele possui 550 hectares e espera colher 1200 toneladas nesta safra. Durante o período da colheita, Waldemar chega a contratar 300 funcionários, cada um recebe R$ 5 por arroba colhida. Um dia de trabalho pode render até R$ 35, uma ajuda e tanto.

fonte: Midia News