A nova classe média

No dia 8 de agosto, realizaremos um seminário com economistas, cientistas sociais e políticos para debater políticas públicas para a nova classe média. Trata-se de uma das questões mais importantes a serem consideradas quando se pensa o futuro do País. No caminho que pode levar o Brasil a se tornar, em 2015, a quinta maior economia …

27/07/2011 11:09



No dia 8 de agosto, realizaremos um seminário com economistas, cientistas sociais e políticos para debater políticas públicas para a nova classe média. Trata-se de uma das questões mais importantes a serem consideradas quando se pensa o futuro do País. No caminho que pode levar o Brasil a se tornar, em 2015, a quinta maior economia do planeta, cerca de 30 milhões de homens e mulheres que superaram a pobreza e hoje integram a chamada classe C terão papel relevante.

O principal desafio que se impõe, tanto para o governo como para sociedade, é o que fazer para que a ascensão dessas pessoas seja um caminho sem volta. Não se trata apenas de garantir o básico na mesa desses brasileiros, situação que no passado se constituía na grande tarefa para os gestores públicos. O que se busca são ferramentas que consolidem essa situação e garantam as oportunidades imprescindíveis para novos avanços e segurança na condição social conquistada.

Ao ocuparem o protagonismo social, esses milhões de brasileiros trazem consigo novas demandas e novos valores. Buscam mais educação, qualificação profissional e oportunidades de empregos, aspirações cujo atendimento já impactam toda ainfraestrutura pública. Basta observar o grau explosivo da expansão imobiliária para se ter noção do tamanho deste desafio em áreas como transportes e mobilidade urbana, segurança pública e rede hospitalar.

Para o Brasil seguir avançando, precisamos saber onde queremos chegar e como combinar proteção social e promoção do dinamismo para a nossa classe média, cuja preponderância em diferentes sociedades constitui-se em um indicador não só de riqueza econômica como de desenvolvimento cultural, político e social. Ao realizar esse seminário, pretendemos chegar a sugestões de políticas públicas que, uma vez implantadas em diferentes níveis de governo, venham a promover tanto um Brasil mais rico em oportunidades como — e essencialmente — mais justos para os brasileiros.

Por: Moreira Franco é ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República