Pessoas mais altas têm mais hipóteses de sofrer de cancro

A altura acima da média é um factor de risco para o cancro. A conclusão é de um grupo de cientistas da Universidade de Oxford, cujos resultados estão publicados na revista ‘Lancet Oncology’. O aumento de um centímetro na altura média dos adultos europeus, durante o século XX, pode ter sido a causa de 10% …

27/07/2011 11:39



A altura acima da média é um factor de risco para o cancro. A conclusão é de um grupo de cientistas da Universidade de Oxford, cujos resultados estão publicados na revista ‘Lancet Oncology’.

O aumento de um centímetro na altura média dos adultos europeus, durante o século XX, pode ter sido a causa de 10% a 15% mais cancros. A conclusão centímetros acima da média representam um risco acrescido de 16%.

Esta relação é mais determinante no cancro do colo-rectal, melanoma, mama e ovários.

A autora do estudo, Jane Green, explicou ao jornal i que é preciso encarar a altura da mesma forma que se olha para o índice de massa corporal (IMC). Mais 10 quilos/por metro quadrado no IMC significam um risco acrescido de 12%, inferior ao da altura.

Os cientistas querem agora perceber de que forma esta relação pode ajudar a compreender a susceptibilidade à doença. Entre as hipóteses a estudar, diz Green, está o papel das hormonas de crescimento e da alimentação durante infância.

Fonte:Destak