CineTeatro Cuiabá abre inscrições para Oficina de Interpretação Teatral

03/08/2011 09:07

Na terça-feira (02.08) começaram as inscrições para a Oficina de InterpretaçãoTeatral “Ritos de Passagem”, ministrada pelo ator e diretor teatral CarlosFerreira. As aulas acontecerão no Salão Artístico do Cine Teatro Cuiabá, de 29 de agosto a 20 de dezembro, sempre às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 21h30. As inscrições são gratuitas e no dia 20 de dezembro, os participantesapresentam um espetáculo de encerramento no palco do CTC.

Com cinco meses de duração e um total de 90 horas aula, a oficina é direcionada principalmente à iniciantes e traz uma proposta de capacitação cênica que, segundo Carlos Ferreira, possibilitará aos participantes uma investigação des uas possibilidades corporais, sonoras, musicais, verbais e visuais. “Eles presenciarão um processo de iniciação, desenvolvimento e conclusão, participando de uma encenação a partir das suas próprias autorias corporais, verbais, e sonoras que, no coletivo, aparecerão como um conjunto de signicidades com abordagens de ritos de passagem. Oprocesso de construção da sua personagem através de partituras, cartografias e poéticas estéticas, terá a contribuição de todos. Será um trabalho também de minuciosidades poéticas, onde cada ator poderá expor suas angústias, desejos e sabores, numa construção não verbal, colocando o corpo a serviço de um teatro mais antropológico”, explica.

Ainda segundo o ator e diretor, para o contexto do teatro do Estado, a oficina é uma “grande oportunidade de aproximação com as propostas e estéticas contemporâneas e mergulhados nos elementos da cultura popular, para quem sabe, conseguirmos mostrar um teatro com a nossa cara”, pontua.

Para participar é preciso ter idade acima de 18 anos, ou mais e ter concluído o ensino médio. São 15 vagas para o sexo feminino e 15 para o sexo masculino. As inscrições estão disponíveis no foyer do Cine Teatro, de terça a sexta-feira, das 14h às 18h, até dia 26 de agosto. A partir de mais de 30 inscritos, será realizada uma entrevista de seleção no dia 29 de agosto, às 18h30, primeira aula.

A oficina é uma realização de Carlos Ferreira e tem patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Conselho Estadual de Cultura e Governo do Estado de Mato Grosso, com apoio do Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH) e Cine Teatro Cuiabá.

O FACILITADOR

Carlos Roberto Ferreira é ator e diretor teatral, graduado em Educação Musical pela Universidade Federal de Mato Grosso (Ufmt). Tem pós-graduação em Dança, também pela Ufmt e pós-graduação em Gestão Cultural pela Universidade de Cuiabá (Unic). Atualmente é educador e professor de Arte da rede pública de ensino de Mato Grosso e gestor cultural do Cine Teatro Cuiabá.

SERVIÇO:

Oficina de Interpretação Teatral – “Ritos de Passagem”, com Carlos Ferreira

De 29 de agosto a 20 de dezembro

Horário: segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 21h30.

Inscrições de 02 a 26 de agosto, no foyer do CTC, das 14h às 18h.

Gratuito.

Mais informações: (65) 3624-5845 e pelo email [email protected]

fonte: Secom

Tags:
Cultura