Seletivas irão classificar grupos que participarão do tradicional Festival de Cururu e Siriri

03/08/2011 14:16

A maior festa da cultura popular de Mato Grosso se aproxima e os preparativos aumentam. No mês que antecede o Festival de Cururu e Siriri, os grupos de todo o Estado se preparam para as seletivas, etapa da qual sairão os classificados que participarão do Festival. A primeira seletiva acontece na próxima quinta-feira (04.08), na praça da Sematur, no município de Cáceres.

No polo de Cáceres irão se apresentar grupos da própria cidade e também de Barra do Bugres, Poconé e Livramento. De acordo com a presidente da Federação, Terezinha Quilombola, as etapas acontecem em diferentes polos com o intuito de descentralizar as ações da Capital e de disseminar a cultura popular por todo o Estado. “O objetivo das seletivas é avaliar os grupos e prepará-los para fazerem uma bela apresentação no Festival”, afirma.

Neste ano, a equipe que compõe a diretoria juntamente com os grupos filiados a Federação Mato-grossense de Cururu e Siriri estão organizando uma grande festa para comemorar o aniversário do Festival que completa uma década de existência. Com o tema “Entre Fitas e Chitas”, o intuito da festa é valorizar os mestres, difundir a riqueza e tradição da cultura mato-grossense para o maior público possível.

A seletiva em Cáceres conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC/MT) e da Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo. Conforme o secretário de Estado de Cultura, João Antônio Cuiabano Malheiros, é de suma importância apoiar esse Festival, pois “este é uma das maiores e mais belas manifestações da nossa cultura mato-grossense”. A presidente Terezinha Quilombola diz que “a parceria com as prefeituras e com o Governo do Estado é fundamental para conseguir realizar o Festival assim como as demais ações continuadas ao longo do ano”.

SERVIÇO:

O que: Seletiva do Festival de Cururu e Siriri

Local: Praça da Sematur – Centro do município de Cáceres

Data: 04 de agosto , quinta-feira

Horário: a partir das 19h

fonte: Secom

Tags: