
A construção, iniciada na última semana de julho, já está em fase de conclusão das fundações (sapatas) que vão dar sustentação a parte estrutural do MOP que, segundo o superintendente do aeroporto, João Marcos, ela deverá estar concluída em novembro deste ano.
O secretário Francisco Vuolo lembrou que o MOP “vai desafogar em muito o desembarque – que é o ponto crítico hoje, sem dúvida alguma do Marechal Rondon. O mais importante, contudo, é que o cronograma que foi estabelecido pelo Governo do Estado está sendo cumprindo rigorosamente”.
Vuolo disse que o MOP é o primeiro momento do cronograma assinado com a Infraero. O segundo momento é a construção da ampliação e reforma do Aeroporto Mal. Rondon. Na construção do módulo operacional são investidos R$ 2,25 milhões e na reforma estão previstos investimentos na ordem de R$ 82 milhões e deverá estar concluída para receber os turistas para a Copa do Mundo de 2014.
A obediência ao calendário divulgado anteriormente é que deixaram os representantes do trade turístico bastante entusiasmados. “Saiu do papel”, exaltou o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurante em Mato Grosso, empresário Luiz Carlos Nigro. Ele destacou que “é importante ver a obra em andamento, saindo do papel e, é bom ressaltar que está sendo executada por uma empresa séria, que vai cumprir o prazo estipulado”.
Após essa primeira etapa ser concluída (fundações) vão ser instalada os pilares e vigas que irão abrigar a estrutura de 675 m². Essa estrutura vai ampliar a capacidade do aeroporto em 800 mil passageiros por ano, além de aumentar o nível de conforto do terminal para as pessoas que vão recepcionar os passageiros. O MOP terá a mesma estrutura dos Terminais tradicionais, como isolamento termoacústico, climatização, sistema de som, Sistema Informativo de Voo e duas novas esteiras de desembarque de bagagens. “Vamos proporcionar mais conforto e segurança aos nossos clientes”, disse o superintende.
Participaram da visita o deputado federal Wellington Fagundes, o deputado estadual Emanuel Pinheiro, o prefeito de Várzea Grande, Sebastião Gonçalves, os vereadores varze-grandenses Gonçalo (Maninho) de Barros e Charles Caetano, o empresário Roberto Garcia, da Engeglobal Construções, Oiran Guitierrez, presidente do SindiTur, e Jaime Okamura, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Organização de Eventos (Abeoc).
fonte: Secom
Tags: