Japonês cria veículo aéreo esférico que poderá fazer espionagem

Um pesquisador japonês inventou um veículo aéreo de observação esférico que pode sobrevoar ruas estreitas, pairar, decolar na vertical e quicar como uma bola. Preto e do tamanho de uma bola de praia, o dispositivo, controlado à distância, pode transmitir ao vivo imagens feitas por uma câmera de vídeo, capaz de realizar espionagem. Segundo seu …

08/08/2011 08:51



Um pesquisador japonês inventou um veículo aéreo de observação esférico que pode sobrevoar ruas estreitas, pairar, decolar na vertical e quicar como uma bola. Preto e do tamanho de uma bola de praia, o dispositivo, controlado à distância, pode transmitir ao vivo imagens feitas por uma câmera de vídeo, capaz de realizar espionagem.

Segundo seu criador, no futuro ele poderá ser usado como um veículo de perseguição, com capacidade de voar sobre os carros ou espionar um alvo por uma janela. O pesquisador também espera que o dispositivo possa ajudar em operações pacíficas, como busca e resgate em áreas de desastre, onde ele poderia voar por entre prédios e até percorrer escadas.

Ele é impulsionado por uma hélice protegida por um escudo esférico com aberturas largas para a circulação do ar, o que significa que um choque contra um muro ou uma queda não irão danificá-lo. As pesquisas para aperfeiçoar o dispositivo continuam.

“Este é o primeiro veículo aéreo esférico do mundo”, afirmou Fumiyuki Sato, engenheiro do Instituto de Pesquisa Técnica e Desenvolvimento do Ministério da Defesa, em Tóquio. O modelo mais recente, o sétimo protótipo, pode atingir uma velocidade de até 60km/h.

O pesquisador diz que todos os componentes do dispositivo podem ser encontrados em lojas de eletrônicos de Tóquio ou na Internet, a um custo total de 1,4 mil dólares. O veículo pesa 350 gramas e tem um diâmetro de 42 centímetros.

Ainda há obstáculos a serem superados até que o dispositivo possa sobrevoar as ruas, entre eles a inclusão da função de piloto automático e a descoberta de uma forma de driblar a turbulência e condições climáticas desfavoráveis. Por enquanto, ele não pode ser usado fora do campo de visão de seu controlador.

fonte: Terra