Turcos realizam transplante de útero e acreditam ter sucesso

Uma equipe de médicos turcos da cidade de Antalya realizou um transplante de útero que esperam que seja o primeiro a ter sucesso na história da medicina. Segundo informavam as televisões turcas nesta quarta-feira, a operação, de 10 horas de duração, foi realizada na segunda-feira por uma equipe dirigida pelo médico Ömer Özkan, chefe do …

10/08/2011 14:50



Uma equipe de médicos turcos da cidade de Antalya realizou um transplante de útero que esperam que seja o primeiro a ter sucesso na história da medicina. Segundo informavam as televisões turcas nesta quarta-feira, a operação, de 10 horas de duração, foi realizada na segunda-feira por uma equipe dirigida pelo médico Ömer Özkan, chefe do departamento de Cirurgia Plástica Reconstrutiva da Faculdade de Medicina de Antalya.

Uma jovem de 21 anos, Derya Sert, que precisava de útero desde que nasceu, recebeu a doação de uma paciente falecida. Segundo explicou Özkan em entrevista coletiva, sua equipe estava preparando a operação havia três anos.

“Os próximos 10 dias da paciente são muito importantes. Mas esperamos que dentro de seis meses possa ser submetida a um processo de reprodução assistida”, acrescentou. Caso a cirurgia seja bem-sucedida, será possível realizar o sonho de Derya de ter filhos.

Em 1931, na Alemanha, realizou-se o primeiro transplante de útero, mas a paciente morreu três meses depois da operação por rejeição ao novo órgão. Na Arábia Saudita, em 2000, houve uma nova tentativa, mas o órgão doado teve de ser extraído novamente após 99 dias por problemas de coagulação.

fonte: Terra