Brasileira aparece como a terceira melhor do mundo no pentatlo

12/08/2011 19:56

Ela saiu de Afogados de Ingazeira, a cerca de 385 km do Recife, para deixar o nome marcado para sempre no pentatlo moderno mundial. Aos 27 anos, Yane Marques se apresenta como a terceira melhor da atualidade. A brasileira chegou ao top 3 do ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) com 175 pontos em pouco mais de oito anos na modalidade. A lista foi divulgada nesta sexta-feira.
A atleta do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) do Recife saiu da quarta colocação no ranking de junho para o atual terceiro lugar. A frente dela, somente a alemã Lena Schoneborn (210 pontos), medalha de ouro em Pequim, bicampeã da Copa do Mundo (2010 e 2011) e recém-primeiro lugar no Campeonato Europeu, e a francesa Amelie Caze (188), tricampeã mundial (2007, 2008 e 2010). Os resultados de Yane é reflexo de uma intensa temporada neste ano.
“Estar no pódio de uma competição de Pentatlo Moderno representa conquistar um ótimo resultado balanceado nas cinco disciplinas da modalidade. Alcançar o pódio no ranking internacional comprova que a atleta apresentou um excelente e balanceado desempenho no período abrangido pelas estatísticas de resultados”, comenta Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno.
Em 2011, a pernambucana participou de todas as quatro etapas da Copa do Mundo, chegando à final no início de julho, na Inglaterra, em quarto lugar geral. Uma semana depois, estava competindo nos Jogos Mundiais Militares, onde subiu ao pódio em todas as disputas. Foi ouro por equipes e prata individual, na prova feminina, e bronze no revezamento misto.
Yane está encerrando uma temporada de duas semanas de treino em Portland. Nos 15 dias nos Estados Unidos, deu ênfase à esgrima. É a terceira vez que a pernambucana faz um camp training na cidade. Em 2007 e 2008, esteve na região intensificando a preparação para o Pan do Rio e a Olimpíada de Pequim, respectivamente.
Revelação
O ranking mundial de agosto da UIPM levou bons resultados também para os demais brasileiros do pentatlo moderno. No masculino, o destaque é Luis Magno, em 27º, com 121 pontos. O paulista, nascido em Campinas, chega à posição internacional dois anos após começar a praticar a modalidade.
A ascensão meteórica do atleta de 23 anos foi coroada com duas medalhas nos Jogos Mundiais Militares: prata por equipes na prova masculina e bronze no revezamento misto ao lado de Yane Marques, e a conquista do Campeonato Sul-Americano deste ano, disputado em junho no Rio. O título garantiu vaga para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.
Em outubro, Magno vai estar ao lado de Yane, bi sul-americana, de Priscila Oliveira e de Wagner Romão. Antes do Pan, em setembro, Magno competirá no Campeonato Mundial, em Moscou. Na capital russa, o atleta terá a companhia dos três brasileiros que estarão no Pan e dos jovens William Muinhos e Felipe Nascimento.
William e Felipe são dois atletas revelados no PentaJovem, projeto que a CBPM mantém há pouco mais de dois anos na capital fluminense e no Recife para a formação de novos nomes na modalidade.

fonte: Secom

Tags:
Esportes