Inédito no Brasil: Unicamp reúne 4 prêmios Nobel de Química

12/08/2011 08:44

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) vai promover de 15 a 18 de agosto um encontro inédito no Brasil. Durante a realização da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) quatro prêmios Nobel de Química estarão juntos, pela primeira vez, em um mesmo evento no País.
Os laureados Ei-ichi Negishi (2010), Ada Yonath (2009), Richard Schrock (2005) e Kurt Wuthrich (2002) participam da ESPCA sobre “Produtos Naturais, Química Medicinal e Síntese Orgânica”. Ei-ichi Negishi recebeu a distinção por suas contribuições para reações químicas catalisadas pelo paládio e que são de ampla aplicação no desenvolvimento de novas gerações de fármacos e agroquímicos, enquanto Ana Yonat foi premiada porque desvendou o funcionamento dos ribossomos, responsáveis pela produção de proteínas.
Richard Schorock ganhou o Nobel devido ao desenvolvimento de catalisadores que permitiram aperfeiçoar diversos processos nas indústrias petroquímica, farmacêutica, veterinária e agroquímica. Já o químico Kurt Wüthrich foi premiado pelo desenvolvimento da técnica de ressonância magnética nuclear para elucidação de estruturas de compostos químicos, que hoje têm ampla aplicação como técnica de diagnóstico em medicina.
O evento faz parte do Ano Internacional da Química e tem organização conjunta da Unicamp, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com o patrocínio da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

fonte: Terra

Tags: