Cuiabá registra umidade de 15%

13/08/2011 10:39

Cuiabá registrou ontem o menor índice de umidade relativa do ar deste período de seca, de apenas 15%, e a situação tende a se agravar. Segundo a previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), não há a menor previsão de chuva para os próximos dias na Capital.

Ontem, os dados do Cptec apontavam para a umidade relativa do ar em torno de 15% por volta das 16 horas. Quando a umidade fica abaixo dos 20% a Defesa Civil declara estado de alerta. Nesta situação, a Organização Mundial de Saúde recomenda que sejam evitados os exercícios entre 10h e 16h e também a aglomeração em lugares fechados. Se a umidade ficar abaixo dos 12% a situação é considerada de emergência.
Para piorar, o calor aumenta. A previsão do Cptec para hoje é de máxima de 41ºC em Cuiabá. Para os próximos sete dias, a previsão mais amena de calor é de 36ºC na terça-feira, com mínima de 22ºC. A ausência de ventos pode aumentar a sensação térmica.
Ainda é preciso tomar cuidado com os raios solares, devido à ausência de nuvens no céu. Para esta semana, é esperada um índice 8 para os raios ultravioletas, considerado muito alto. A recomendação é para procurar lugares sombreados, utilizar protetor solar e evitar andar sem camisa.

fonte: Diário de Cuiabá

Tags: