Governo do Estado entrega suprimentos para acampamento atingido por incêndio

13/08/2011 10:50

Para minimizar os prejuízos causados pelo incêndio repentino dessa segunda-feira (08.09) no acampamento do Movimento Sem Terra (MST) localizado na BR-364, no município de Santo Antônio do Leverger, o Governo do Estado, por meio da Casa Civil, realizou na tarde de sexta-feira (12.08) a entrega de suprimentos às 60 famílias que foram atingidas pelas chamas.
Coordenado pela Defesa Civil do Estado e com o apoio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), o mutirão entregou à comunidade 90 colchões, 80 cestas básicas, quatro fardos de lona preta, cerca de 90 cobertores, além de 50 fardos de roupa e sete de calçados adquiridos por meio de doação. A comunidade Flor da Serra, que fica às margens da rodovia, é composta por cerca de 100 famílias assentadas, que agradeceram a iniciativa.
“O incêndio aconteceu do nada, e não temos ideia de como tudo começou. Conseguimos salvar muito pouco dos nossos pertences. Graças a Deus, estamos recebendo este apoio do Governo do Estado, que já nos ajuda bastante”, comentou Helena Rondon, de 63 anos, que vive há quase dois anos na região.
Há três anos no acampamento, Vicente Sabatino, de 57 anos, também falou sobre o incêndio. “Foi tudo muito rápido e acho impossível descobrirmos como aconteceu”, disse. Ao receber os suprimentos, Vicente agradeceu a ação. “Vivo sozinho no acampamento e está difícil reconstruir tudo. Agradeço a iniciativa do Governo em nos dar um começo”, afirmou.
De acordo com a Defesa Civil, não é possível determinar a causa do incêndio tendo em vista que a área possui muita vegetação seca, resultado do período de estiagem, que agrava a possibilidade de incêndios. O superintendente do órgão do Estado, coronel BM Sérgio Roberto Delamônica, falou um pouco sobre ação. “Fomos acionados pela Casa Civil para atendermos esta demanda e tomamos as providências no sentido de minimizar os estragos causados pelo incêndio”.
O secretário adjunto da Casa Civil, Jilson Francisco da Silva destacou que o Governo do Estado está a disposição para ajudar as famílias atingidas. “Trata-se de uma situação emergencial que necessitava de todo apoio possível, além de diálogo com Secretarias responsáveis. A ação é muito importante para que as famílias que vivem lá possam ter condições de reconstruir o que foi perdido”, disse.
Além dos suprimentos a Defesa Civil também entregou aos moradores instrumentos de combate a queimadas com o objetivo de evitar outros acidentes emergenciais. De acordo com o superintendente da Defesa Civil, a ideia é impedir que os incêndios aumentem. “Vamos capacitar os moradores para a utilização dos equipamentos, além de noções básicas para a prevenção de acidentes e redução de riscos”, concluiu.

fonte: Secom

Tags: